Skip navigation

Nota de falecimento: Rieko Kodama

Um dia triste para os fãs de Phantasy Star: com atraso de alguns meses, foi anunciada ontem a morte de Rieko Kodama, designer-chefe do primeiro Phantasy Star e, basicamente, a grande mentora dos títulos clássicos da série.

Kodama faleceu no dia 9 de maio de 2022, poucos dias antes de completar 59 anos. À época, a família pediu que sua privacidade fosse respeitada, e com isso seu falecimento não foi divulgado. Apenas ontem a notícia chegou à imprensa.

Há algumas horas, Yuji Naka postou um breve texto no Twitter sobre o falecimento da colega. Ele, que trabalhou ao lado de Kodama em Phantasy Star e Sonic, disse guardar ótimas lembranças daquele tempo.

A causa da morte de Kodama não foi divulgada, mas Naka sugere em outro tweet que a morte foi repentina.

Sei que falo por todos os leitores da Gazeta de Algol quando afirmo que Kodama teve uma enorme influência sobre a minha vida e me trouxe muitas alegrias ao longo dos anos. Desejo força à família e deixo aqui meu singelo agradecimento pelo legado incrível que Kodama nos deixou.

Para quem quiser saber mais sobre Kodama, deixo aqui um link para uma entrevista realizada pelo brasileiro Gabriel Castilho. A entrevista foi realizada em setembro de 2020, mas coincidentemente foi publicada ontem pela revista Domínios da Imagem. Segue abaixo o link para a entrevista, cuja leitura recomendo enfaticamente: é uma entrevista focada nas paixões e motivações de Kodama, revelando um lado que nunca vi retratado em nenhuma das diversas matérias que já li sobre ela:

Entrevista com Rieko Kodama | Domínios da Imagem (uel.br)

“Quando criamos o Phantasy Star, não pensávamos que as pessoas do Brasil fossem gostar tanto. Para mim é uma grande honra que vocês do Brasil, que estão tão distantes do Japão, amem Phantasy Star. Se vocês sentirem, nem que seja um momento de felicidade, ao jogarem o título que criamos, eu me sentirei muito feliz também.”

Nos próximos dias, vou adicionar o PDF também à Gazeta de Algol para fins de arquivo. Muito obrigado ao Gabriel pela produção do material.

Curiosidades sobre Phantasy Star 2.0!

Saudações Algolianas a todos.

Lá pelo ano de 2013, o meu amigo Fabiano “Curioso” Koich Miguel cancelou a assinatura do domínio de seu site “Curiosidades sobre Phantasy Star”, pois já fazia muito tempo que ele não conseguia atualizar o mesmo e, por isso, achou por bem deixar o “Curiosidades” descansar em paz. Entretanto, antes disso, ele me enviou um e-mail com o backup de todo conteúdo e me autorizou a upar todo esse material aqui pra Gazeta de Algol.

Imediatamente enviei uma mensagem pro Orakio “Gagá” Rob comentando sobre o assunto e logo abrimos o espaço na Gazeta de Algol.

Read More »

Vídeo bem nostálgico sobre Phantasy Star 1

Saudações de Algol!

Levando-se em consideração que eu não tenho descanso quando o assunto é Phantasy Star, hoje eu resolvi apresentar para vocês um vídeo muito especial feito com bastante carinho pelo meu amigo Vitor Issui. Eu gostei muito porque combina uma nostalgia que me faz sentir muita falta do meu tempo de criança com o jogo que é Phantasy Star 1 (o que me torna suspeito por falar isso), mas assistam aí e tirem suas conclusões:

Juro que ninguém me pediu para divulgar o vídeo dele, apenas quis separar um cantinho aqui neste maravilhoso blog para expor um trabalho feito com muito empenho e carinho. Aproveitando, visitem a página do autor do vídeo (https://www.facebook.com/PoeiraJogos/), o “Poeira Jogos” e não deixem de ir até o vídeo lá no YouTube e clicar no “Gostei”.

Parabéns pelo vídeo, Issui! \o

Yoz Landale ^_^

Existem pessoas com um talento nato para a arte e que são capazes de criar desenhos fabulosos somente com o uso de um pincel, caneta ou qualquer outra ferramenta de desenho. Todavia há também aquelas que precisam se dedicam por toda uma vida estudando técnicas de desenho para poder mostrar do que o ser humano é capaz.

Enquanto algumas destas conseguem produzir imagens legíveis e artes incríveis, outros (assim como EU, que não estudei nada dessas coisas) só conseguem produzir verdadeiras bagaceiras no papel, como é o meu caso quando tento desenhar algo. Mas hoje eu vou falar de uma artista de mão cheia e que realizou a façanha de fazer de mim um personagem, o personagem que eu mais gosto da série Phantasy Star: Rolf! Olha só como ficou:

Esse é um personagem de Phantasy Star com o qual você nunca vai jogar ^_^

Pensando nessas coisas, chego à conclusão de que os mais velhos e conservadores que estudam a história da arte e que se negam a classificar “videogames” como tal estão cometendo uma tremenda injustiça. Chego a esta afirmação visto que muitos jogos reúnem dentro de si as mais diversificadas formas de artes, com enredos que por vezes são tão bem arquitetado que chegam a superam os de um filme recordista de bilheteria. Sem falar no trabalho de construção gráfica dos protagonistas, antagonistas, cenários e demais ambientações que enchem os olhos até dos mais exigentes, nos arranjos musicais que mais parecem ter saído das partituras de figuras como Frédéric Chopin ou Franz Schubert.

Mas o que me surpreende muito nessa história toda com certeza é o papel desempenhado pelos fãs que amam essa forma singular de entretenimento (e por que não ARTE), passando a expressar justamente este Amor com obras de artes gráficas sensacionais. Por isso, apresento-lhes outro desenho incrível feito pela nossa amiga Viví:

002 Alis Landale

Esta Alis Landale me foi dada de presente juntamente com o Yoz Landale.

E para finalizarmos o nosso papo sobre Game Art: ainda que tenham sido criados com o objetivo da diversão, acredito que os games SÃO SIM uma obra artística, que pode alcançar uma profundeza tão grande que seria por demais injusto não classificarmos como uma arte, chegando inclusive a influenciar pessoas talentosas para a criação de outras artes.

Então, estão aí os lindões trabalhos da Viví que, possivelmente, já estarão na seção de FanArtes (http://www.gazetadealgol.com.br/fanworks/fanarts/start) daqui da Gazeta de Algol. Fiz pro meu canal o unboxing dessa arte, vejam como ficou:

Ah! E quem tiver interesse em curtir sua página, “O Atelier de Arte” (https://www.facebook.com/vivianescarabelo.art/), sinta-se à vontade.

Até mais ver!

Quem é Alis Landale?

Lembram do canal Gargamel Verde? Eu fiz um post sobre ele outro dia (aqui), e agora a Viviane fez mais uma arte caprichada da Alis Landale (ou Alisa Landeel アリサ, como é chamada na terra do sol nascente). No vídeo a seguir vemos o processo de construção da arte da maior heroína do sistema solar Algol, só que enquanto a arte vai sendo colorida, a nossa amiga vai comentando uma série de coisas sobre a personagem com informações retiradas da revista WarpZone e até daqui, da nossa amada Gazeta De Algol.

Com certeza a Alis é um símbolo, porque quebrou vários padrões de protagonismos de histórias de games. Primeiro, trouxe uma mulher como personagem principal; segundo, ela é totalmente diferente do se espera de personagens femininas tanto no seu modo de se vestir como na própria personalidade. Apesar do jogo ter uma narrativa seca ultrarresumida, comum nos jogos da época e que dificulta qualquer construção precisa de traços de personalidades, a evolução de Alis no decorrer da aventura fica muito clara.

E já que mencionei o nome da Alis em japonês no início do post… Se quiserem saber mais sobre as nomenclaturas dos personagens, basta consultar o link: http://www.gazetadealgol.com.br/diversos/nomenclatura

Retrabalhando as Artes originais de Phantasy Star I

Separei um momento para criar este post com algumas artes bem legais de Phantasy Star I que foram retrabalhadas pelo meu amigão Sotério Salles e que serviram para a criação das thumbnails da série de gameplay de Phantasy Star I do canal Velberan Adventure.

Mas como é isso? Simples: o Sotério pegava as artes originais e as redesenhavas numa resolução maior e com uma qualidade de cor também melhorada. Às vezes ele combinava mais de um elemento numa mesma arte, criando algo “novo”, personalizado e único para as thumbnails. Vou postar as imagens a seguir, e quem tiver interesse em acompanhar a jogatina completa, CLIQUE AQUI para ir até a playlist com todos os episódios da jogatina de Phantasy Star I.

Seguem as artes:

1518089887762 1518089894377

1518089905512 1518089914164

 

E mais algumas, lembrando que basta clicar nas imagens para vê-las em tamanho maior:  Read More »

Phantasy Star 1 (O RPG dos sonhos)

Eu sempre acreditei que a fanbase nacional de Phantasy Star Clássico fosse pequena. Isso até eu descobrir a Gazeta de Algol, a Lista de Algol e, BEEEEEEMMMM posteriormente, a Página Phantasy Star Brasil lá no Face. Ainda assim, eu me surpreendo quando me deparo com um post em um site/blog ou com um vídeo falando de algum dos títulos mais antigos. Foi justamente o caso deste vídeo sobre Phantasy Star I lá no Canal Gargamel Verde:

O Gargamel Verde pertence a Viviane Scarabelo e seu marido, Biofa Blues, e esta no ar desde 2008. O canal, tratado acima de tudo com muito carinho por sua idealizadora, fala de cultura Nerd e traz muita, mas muita conversa nostálgica sobre games e assuntos geek. Vale a pena assistir às entrevistas que eles fazem com outros YouTubers: enquanto algum produtor de conteúdo da Web é entrevistado, a Viviane desenha diante do vídeo a caricatura do entrevistado.

Alis Landale ou Alisa Landeel (アリサ) e Myau (ミャウ) arte de Viviane Scarabelo

Alis Landale e Myau, em arte de Viviane Scarabelo

 Também tem muito conteúdo acerca de RPGs (inclusive, o canal surgiu para falar sobre RPGs, mas depois foi se transformando, como de costume). Uma das missões do canal é falar sobre TODOS os jogos de RPG do mundo! O_o Será que eles conseguem?  Eu creio que sim! ^_^

Encontro Phantasy Star Brasil no Rio de Janeiro!!!

 

encontro_phantasy_star

Vamos todos nos entupir de burgers e mendigar um pouco de cola no Shopping Nova América!  Read More »

Phantasy Star II “The Demon Star” [Promised Mystery]

Olá amigos do Gamer Descons… digo, amigos do Blog de Algol!

Depois de um longo tempo sumido, eu, Yoz, voltei com uma novidadezinha gamemusic que não poderia deixar passar. Havia certo tempo em que eu não via ninguém produzindo remixes de algum Phantasy Star, principalmente aqueles da OcreMix  de que eu tanto gosto. Entretanto, saiu recentemente um ReMix de Sir NutS, que já havia criado remixes de Bionic Commando, Castlevania, Double Dragon II: The Revenge e outros; e Stephen Kelly que até então só havia trabalhado num Remix de Uninvited, um jogo de Nintendinho publicado em 1991 pela Kemco.

A música começa de uma forma um tanto confusa, mas depois ela passa pra algo bem nostálgico estilo aqueles arranjos eletrônicos dos anos 80 e 90, para finalmente surgir o solo Mystery. Bem, chega de delongas e curtam ao arranjo:

O arquivo em mp3 vocês baixam gratuitamente através DESTE LINK, aproveitem!

Várias informações legais sobre Phantasy Star I e II

Navegando pela Internet hoje, acabei “tropeçando” num blog com duas incríveis entrevistas com membros das equipes de Phantasy Star I e II!

As entrevistas, retiradas de publicações japonesas e caridosamente traduzidas para o inglês pelo dono do blog em questão, revelam várias coisas curiosíssimas sobre os dois jogos e sobre o clima que reinava na SEGA naqueles tempos. Tem coisas imperdíveis ali no meio, mas vou resumir os pontos mais importantes para vocês: Read More »