A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Action disabled: source

colunas:orakio:orakio_009

Coluna do Orakio

Rio de Janeiro, 04/06/2007

Parem o mundo que eu quero descer: a Gazeta de Algol está de volta!

Sim, você não leu errado! Após três longos anos congelado pelo frio dezoriano, o maior site de Phantasy Star do Brasil está de volta, versão 2007! E tudo graças a ajuda de vaŕios amigos algolianos. A começar pelo Alan, que desenvolveu o novo visual do site que vocês estão vendo. Ele me mandou um scrap pelo Orkut perguntando sobre o site, disse que podia fazer um novo visual… eu não levei muita fé, não, mas quando ele mandou a primeira imagem…

Quando vi aquela imagem bateu um saudosismo… comecei a frequentar como observador o grupo do Phantasy Star do Orkut, a Lista de Algol no Yahoo. Entrei numa onda nostálgica… aí tomei a decisão de trazer a Gazeta de volta.

Troquei emails com o Alan. Dei uns pitacos no design, mas o grosso mesmo foi ele quem fez. Eu, por mim vez, iniciei o longo e cansativo trabalho de pegar todas as páginas da Gazeta, uma por uma, e converter ao novo sistema. Eu explico.

Eu aprendi a fazer sites com a Gazeta. Foi meu primeiro projeto. Quando comecei eu não entendia nada sobre coisas básicas como CSS. Se decidisse mudar o visual do site, teria que mudar página por página. Tentei mudar o visual uma vez e foi uma zona, adaptei algumas páginas, esqueci outras… a situação foi se agravando, e era MUITO difícil manter o site. Copia código daqui, cola ali, uma zona. Sempre quis organizar as coisas, mas faltava tempo e disposição.

Bom, a disposição pintou, então arranjei o tempo. Pouco a pouco adaptei todas as páginas a um fantástico e prático sistema de criação de páginas web chamado txt2tags, feito pelo brasileiro Aurélio, famosíssimo na comunidade LINUX. Resumindo bastante, daqui pra frente posso atualizar o site todo mudando apenas o arquivo de estilos criado pelo Alan e os arquivos de cabeçalho e rodapé, e mandando o txt2tags processar tudo com um shell-script que eu bolei. Fantástico. A descoberta do txt2tags é fruto da minha mudança do WINDOWS para o LINUX, que torna tarefas como manter a Gazeta de Algol um zilhão de vezes mais fácil.

Sem falar que o site ficou bem mais bonito, não ficou? :-)

A Suelo fez uma faxina no site

Como a casa de Alis estava uma zona, decidi organizar as coisas: chamei a Suelo. Criei a seção “Baú da Gazeta”, e pedi a ela que tacasse nesse baú várias seções órfãs, que não eram atualizadas nunca e só tinham uma ou duas entradas - tipo a seção de quadrinhos, ou o mangá de PS2. Assim diminuo a quantidade de seções do site. A Suelo deu conta do recado, e ainda me ofereceu repouso na casa dela. Essa Suelo é sem-noção… se morasse no Rio, já tinha dançado :-)

E vai ter atualizações?

Essa parte é mais complicada… como sempre eu não tenho tempo para nada, então não posso garantir. Ao menos as traduções, tenho certeza que não tenho mais tempo de fazer. Mas ando com vontade escrever colunas novas… reformular as seções dos jogos… o fato é que com a nova estrutura do site é bem mais fácil fazer essas coisas, e quem sabe meus colaboradores não ajudam nesse sentido?

Alguns velhos amigos têm se mostrado dispostos a prosseguir com novas traduções e coisas do gênero. Quem sabe o que o futuro reserva para a Gazeta? Não posso garantir atualizações frequentes, mas posso garantir que este site tem um baita lugar especial no meu coração, e que enquanto eu estiver vivo vou ter vontade de cuidar dele e colocar conteúdo novo. Ou seja, torçam para eu não morrer :-)

Só para fechar, gostaria de agradecer ao apoio de todos. Ao Alan, pela iniciativa de criar o novo visual do site, e que de certa maneira foi o responsável pela nossa volta. Ao Killgamma, que gentilmente hospeda nosso site no servidor dele, sem custo algum. Ao Cubiaco por suas traduções, ao Olfer por suas fanfictions, ao Chopps pelas tentativas de reviver o Fórum de Algol, ao Paulo Aquino por puxar o saco da Alis no fórum dos Transformers, aos amigos Vovô Dorin e Malavasi, ao pessoal da comunidade Phantasy Star Brasil que, volta e meia, lembra com saudades da Gazeta… enfim, a todos aqueles que visitam o site e que há anos mantém o laço de amizade, mesmo após tanto tempo da parada do site, e claro, aos novos amigos que faremos com ele. Obrigado a todos, e espero que gostem!

Saudações Algolianas,

Orakio Rob, editor-chefe.

colunas/orakio/orakio_009.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1

Ferramentas da página