A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


colunas:orakio:orakio_010

Coluna do Orakio

Rio de Janeiro, 21/06/2008

Agora, mais do que nunca, vocês fazem a Gazeta de Algol!

Boa parte do conteúdo da Gazeta é criado por vocês, fãs leais da série Phantasy Star. Nas últimas semanas, a Gazeta trouxe um novo fangame do Gaijin, "The Newseed" (mais de 80 downloads até hoje), três excelentes fanfictions do criativo Kal Banga (em "Corrosão", que chega hoje à Gazeta de Algol, o sujeito bolou até cachaça motaviana…) e duas teorias incrivelmente interessantes de Yoz e Lord Dracon.

Já que vocês são mesmo os principais responsáveis pela criação de conteúdo do site, por que não potencializar essa idéia? É pensando nisso que a Gazeta traz até vocês a GAZETOPÉDIA, a enciclopédia colaborativa de Algol. Se você conhece a Wikipédia já deve saber do que se trata, mas vou explicar brevemente: a Gazetopédia é uma espécie de enciclopédia online sobre Phantasy Star, em que você mesmo cria novas entradas ou edita tópicos existentes, diretamente, sem a minha intervenção. É só criar uma conta e sair trabalhando!

A idéia de uma enciclopédia algoliana me parece extremamente divertida… minha vontade era a de já ter criado zilhões de tópicos, mas não quero tirar de vocês o prazer de escrever sobre seus heróis, locais e itens favoritos, então criei apenas um tópico sobre o Myau e outro sobre a noz de laerma, para servir de exemplo. Ambos são apenas rascunhos, e vocês podem corrigir ou acrescentar novas informações a eles livremente, sem pedir permissão. É só ir na página e clicar em “editar”. Tenho certeza que vamos nos divertir muito por aqui.

Fora isso, vocês já devem saber que finalmente a Gazeta tem domínio próprio, e pode ser acessada em www.gazetadealgol.com.br. Se você já acompanha o site há algum tempo, deve saber que nosso site já teve alguns endereços realmente estranhos :-) Agora ficou fácil de lembrar, né? Fora que agora temos mais espaço de armazenamento e maior largura de banda, o que nos permite ir além… agora o Blog de Algol está hospedado junto com a Gazeta. Fiz uso de minhas escassas habilidades em PHP para embutir os tópicos mais recentes do blog na página inicial da Gazeta. Assim, mato dois coelhos com uma cajadada só, e a Gazeta ganha uma seção de notícias e facilita minha vida na divulgação de atualizações do site: agora faço tudo via Blog de Algol.

Em uma nota pessoal, mas que terá reflexos na Gazeta, ontem (sexta-feira, 20 de junho de 2008) finalmente abandonei meu emprego burocrático de sete anos na imobiliária em que trabalhava desde que comecei o site — foi meu patrão quem me ensinou a usar HTML. Era realmente muito difícil conseguir tempo para a Gazeta. Nesse tempo em que trabalhei na imobiliária eu também fazia uns trabalhos por fora, primeiro dei aula de inglês, depois trabalhei com informática, e por fim com tradução, minha carreira atual. Por quatro anos fiz faculdade ­— Letras (inglês) na UFRJ. A rotina de estudos na faculdade e de dois empregos era alucinantemente cansativa. Depois conheci a namorada, que virou noiva, que virou esposa, aí foram os dois empregos, casamento, faculdade. Era de endoidar qualquer um.

No final de 2006 eu me formei. E ontem, mandei às favas o emprego na imobiliária. Não, a esposa continua comigo :-) Agora, é só o casamento, o trabalho de tradutor (que faço em casa mesmo, via internet) e a Gazeta. Parece que vai ficar bem mais fácil atualizar o site agora…

Agradeço a todos vocês pelo apoio — alguns de vocês já estão com a Gazeta há anos, outros chegaram há pouco tempo. Convido todos vocês a se divertirem com as novidades da Gazeta, e a continuarem contribuindo para que nosso site cresça cada vez mais.

Saudações Algolianas,

Orakio Rob, editor-chefe.

colunas/orakio/orakio_010.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1

Ferramentas da página