A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


diversos:curiosidades:ps1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Phantasy Star I (Master System)

Músicas no formato FM
O Master System japonês possuía um chip FM, de modo que alguns cartuchos tocavam músicas mais elaboradas. PS 1 era um desses jogos. Você pode escutar como era a música FM baixando na internet o ROM japonês e usando emuladores que toquem FM, como Meka ou Massage.
1 bilhão de mesetas
Essa é uma dúvida muito comum aos fãs de PS 1. Quando você vai pela primeira vez a Motavia, um homem oferece um animal raro por 1 bilhão de mesetas. Como você não tem esse dinheiro, ele propõe trocar pelo seu Pote Laconiano, e assim você consegue Myau, sua primeira companhia no jogo.
Como o Pote Laconiano é um item importante, que mais tarde você vai precisar recuperar com o dr. Mad, muitas pessoas se perguntam se seria possível juntar 1 bilhão de mesetas para comprar o Myau. A resposta é não. Não é possível juntar toda essa dinheirama. O máximo que você consegue ganhar são 65.535 mesetas. Mesmo que você mate mais inimigos, sua quantidade de mesetas não aumenta.
Bolo por 1000 mesetas?
Para conseguir chegar ao governador de Motavia, Alis e amigos precisam comprar um bolo na caverna Naura. O vendedor diz que o bolo custa 1000 mesetas.
Contudo, por algum estranho motivo, você acaba gastando apenas 280 mesetas. Inclusive, você não precisa juntar 1000 mesetas para ir comprar o bolo. Se tiver só 280 já será o bastante.
Saccubus
Após encontrar Myau e Odin, Alis vai com seus amigos ao encontro do Governador de Motavia.
O Governador. O Governador entrega uma carta que você mostrará a Noah, o último integrante do grupo. Após isso, Alis, Myau e Odin caem no sono (na frente do Governador, que vergonha!).
Então o grupo é atacado por Saccubus, um monstro muito forte. Como ainda é o começo do jogo, é quase impossível vencê-lo e o grupo perde a luta, mas no final tudo não passava de um sonho. Porém, se todos do grupo estiverem fortes o bastante, é possível derrotar Saccubus.
Que frustração. Mas tanto esforço não vale a pena. Saccubus deixa apenas 10 pontos de experiência e nem sequer um mísero baú de mesetas. O jogo prossegue normalmente, o grupo acorda do sonho e continua a conversar com o Governador.
Dr. Mad
Durante o jogo, o grupo liderado por Alis luta contra o malvado Dr. Mad e recupera seu Pote Laconiano.
Perto do final, quando o grupo está se dirigindo à Baya Malay para começar a subida até Lassic, deve-se atravessar essa caverna para alcançar a lava.
Essa caverna não é muito grande. Você começa no canto sudeste e deve alcançar o canto noroeste para sair. Porém, no canto sudoeste, depois de uma curva, você encontra novamente o dr. Mad.
Porém esse segundo dr. Mad não deixa nenhum item, apenas um baú com mesetas. Ele aparece sempre que o grupo passar por aqui, e não tem nenhum efeito no jogo, é apenas mais um inimigo.
Myau abatido
Essa curiosidade muito interessante me foi apontada por Anselmo Portes.
Para finalmente ir ao encontro de Lassic, o grupo precisa subir até o último andar da torre de Baya Malay.
Lá em cima, você dá a Noz de Laerma para Myau e ele (ela?) cria asas para poder alcançar o castelo no céu. No meio do vôo, o grupo é atacado por um Golden Dragon.
Então, além da mensagem de que Myau morreu, surge também a mensagem de que Alis e Myau foram lançadas (sim, no feminino) aos céus. Todos os outros morrem automaticamente e o jogo acaba.
Alis não pode morrer
Monocromático apontou essa curiosidade.
Na luta contra Dark Falz, o inimigo final, você pode deixar Alis morrer.
Se o resto do grupo conseguir derrotar o monstrão, surge a mensagem “Alis ouve a voz de Nero no fundo de sua alma. Você renascerá para lutar novamente pela paz. Alis ressucitou.” e o jogo termina normalmente.
Segundo Monocromático, esse é um bom link para a história de PS Gaiden.
Preso
Existe uma situação muito conhecida dos fãs, onde pode acontecer dos personagens ficarem presos numa parte do jogo sem poder continuar.
Isso acontece quando você vai até o castelo de Lassic e, durante a luta, Myau morre.
O problema está em se Myau morrer e você tiver usado todos os pontos de magia de Alis e não tiver um Tapete.
Ou seja, você não tem como sair do castelo.
Albert Viudes Dick apontou outra situação inusitada. Ela acontece quando você está pra montar sua nave espacial e a última igreja que você visitou foi a igreja de Paseo, em Motavia.
Conseguindo construir a nave com Luveno, Hapsby pode levar você para novos destinos.
Porém, se você usar um Tapete ou a magia Voa de Alis, o grupo retorna para a última igreja visitada, ou seja, em Paseo.
E você também não pode ir mais para nenhum lugar porque há montanhas e formigas-leão em volta, e, nessa altura do jogo, você ainda não tem o Landrover.
Sega em Algol
Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil).
Em PS 1 você encontra Miki na cidade de Sopia que pergunta se você gosta dos jogos da Tec Toy.
diversos/curiosidades/ps1.1365809555.txt.gz · Última modificação: 2013/04/12 16:32 por yoz

Ferramentas da página