A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


diversos:curiosidades:ps4eng

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
diversos:curiosidades:ps4eng [2013/04/27 16:00] – criada yozdiversos:curiosidades:ps4eng [2020/12/08 15:36] (atual) yoz
Linha 1: Linha 1:
 ====== Phantasy Star IV (Mega Drive) ====== ====== Phantasy Star IV (Mega Drive) ======
  
-^  Teste de Som  ^^ +^  Sound Test  ^^ 
-|Esse jogo tem músicas muito boase a Sega brindou os jogadores com um teste de somPorémpara ter acesso ao testeprimeiro é preciso terminar o jogo pelo menos uma vezDepois dissobasta ir até a tela onde se escolhe se quer começarcontinuar ou apagar algum jogo gravado.|{{:diversos:curiosidades:psivport001.gif|}}| +|This game has very nice songsand Sega presented us with a sound testHoweverto access the sound testyou must finish the game at least onceAfter thatall you have to do is go to the screen where you choose to begincontinue or erase a previously saved game.|{{:diversos:curiosidades:psivport001.gif|}}| 
-|Agora basta apertar o botão no controle e você será levado ao teste de som.|{{:diversos:curiosidades:psivport002.gif|}}|+|Now press button on the joystick and you have the sound test.|{{:diversos:curiosidades:psivport002.gif?3000|}}|
 ||| |||
-^  Molcum antes do tempo  ^^ +^  Molcum before it’s time  ^^ 
-|Essa curiosidade foi apontada por Alessandro Mathera. Logo no começo do jogonormalmente o grupo vai visitar o Birth Valley na cidade de Zema para encontrar o profesor Holt transformado em pedra.|{{:diversos:curiosidades:psivport003.gif|}}| +|This curiosity was pointed by Alessandro Mathera. At the very beginning of the gameusually the group visits the Birth Valley in the city of Zema to find professor Holt turned into stone.|{{:diversos:curiosidades:psivport003.gif|}}| 
-|Porémao invés de ir até o Birth Valley, o grupo pode ir até Molcum.|{{:diversos:curiosidades:psivport004.gif|}}| +|Howeverinstead going to the Birth Valley, the group can go to Molcum.|{{:diversos:curiosidades:psivport004.gif|}}| 
-|SurpresaA cidade ainda não está destruída!|{{:diversos:curiosidades:psivport005.gif|}}| +|SurpriseThe city still isn’t destroyed!|{{:diversos:curiosidades:psivport005.gif|}}| 
-|Contudo não é possível entrar e ter Rune no grupo antes do tempo porque a entrada está bloqueada.|{{:diversos:curiosidades:psivport006.gif|}}| +|However it’s not possible to enter and have Rune in the group before it’s time because the entrance is blocked.|{{:diversos:curiosidades:psivport006.gif|}}| 
-|Esse artifício também é usado em PS 3 com o velhinho que impede Rhys de sair do castelo antes de se casarou os guardas que trancam a passagem das cavernas e templos.|{{:diversos:curiosidades:psivport007.gif|}}|+|This catch is also used in PS 3 with the old man that doesn’t let Rhys leave the castle before getting marriedor the guards that block the way in caves and temples.|{{:diversos:curiosidades:psivport007.gif|}}|
 ||| |||
-^  Fora de Piata antes do tempo  ^^ +^  Outside Piata before it’s time  ^^ 
-|Essa outra curiosidade foi apontada por Bob’s, e segue o mesmo princípio da curiosidade anteriorComo você sabeapós um certo tempo no jogo, Chaz acaba aprendendo a técnica Ryuka, que serve para levar o grupo de volta alguma cidade que já tenha sido visitada.|{{:diversos:curiosidades:psivport008.gif|}}| +|This other curiosity was pointed by Bob’s, and it follows the same principle of the previous curiosityAs you knowafter a while in the game, Chaz learns technique Ryuka, which brings the group back to town that was already visited.|{{:diversos:curiosidades:psivport008.gif|}}| 
-|Quando você usa Ryuka, o grupo é transportado para a cidade selecionadaMas você ainda está do lado de fora.|{{:diversos:curiosidades:psivport009.gif|}}| +|After using Ryuka, the group is transported to the selected townBut you’re still outside.|{{:diversos:curiosidades:psivport009.gif|}}| 
-|Pois bem... No começo do jogo você não pode sair de Piata enquanto não derrotar o Igglanova dentro do porão.|{{:diversos:curiosidades:psivport010.gif|}}| +|Very well... At the beginning of the game you can’t leave Piata without defeating the Igglanova in the basement.|{{:diversos:curiosidades:psivport010.gif|}}| 
-|Mas você pode entrar no porão e ficar lutando contra os inimigos até que Chaz tenha aprendido a técnica Ryuka.|{{:diversos:curiosidades:psivport011.gif|}}| +|But you can go into the basement and keep fighting the enemies until Chaz has learned technique Ryuka.|{{:diversos:curiosidades:psivport011.gif|}}| 
-|Ou seja, se você usar Ryuka agora, você será transportado para o lado de fora de Piata, certo?|{{:diversos:curiosidades:psivport012.gif|}}| +|Which means that you can use Ryuka now and you’ll be teleported to the outsides of Piata, right?|{{:diversos:curiosidades:psivport012.gif|}}| 
-|E de fato você aparece do lado de fora de Piata!|{{:diversos:curiosidades:psivport013.gif|}}| +|And indeed you show up at the outside!|{{:diversos:curiosidades:psivport013.gif|}}| 
-|Mas a alegria dura poucoVocê nem sequer tem tempo para dar um passo, pois logo o grupo é transportado de volta para dentro de Piata, e o guarda insiste que você não pode sair.|{{:diversos:curiosidades:psivport014.gif|}}|+|But your joy ends soonYou can’t even take a step because the group is immediately transported back into Piata, and the guards insist that you can’t leave.|{{:diversos:curiosidades:psivport014.gif|}}|
 ||| |||
-^  Rune conhece Chaz  ^^ +^  Rune meets Chaz  ^^ 
-|Quando o grupo chega a Molcum destruídaencontra Rune no meio das ruínasApós algumas provocações, Chaz diz para Rune parar de chamá-lo de Baixinho.|{{:diversos:curiosidades:psivport015.gif|}}| +|When the group arrives at destroyed Molcum, they meet Rune in the middle of the ruinsAfter a few jokes, Chaz tell Rune to stop calling him Shorty.|{{:diversos:curiosidades:psivport015.gif|}}| 
-|Rune lembra que o nome dele era Chaz. “Chaz, foi o que você disse que seu nome eracerto?” ele perguntaMas se você prestar atenção à conversa desde o começonunca ninguém mencionou o nome de Chaz. Como Rune pode ter lembrado do nomeSerá algum poder mágico?|{{:diversos:curiosidades:psivport016.gif|}}|+|Rune remembers that his name is Chaz. “Chaz, that’s what you said your name wasright?” he asksBut if you pay attention to the conversation from the beginningno one ever mentioned Chaz’ nameHow can Rune recall itSome magic trick?|{{:diversos:curiosidades:psivport016.gif|}}|
 ||| |||
-^  Técnicas para Andróides  ^^ +^  Techniques for Androids  ^^ 
-|Durante o jogoas técnicas que os andróides Demi Wren usam não são adquiridas conforme se avança de níveismas encontrando por aí nos labirintos as partes que fazem os andróides funcionarem.|{{:diversos:curiosidades:psivport017.gif|}}| +|During the gamethe techniques used by androids Demi and Wren aren’t earned as they raise their levelsinstead you find the parts that make them work inside the mazes.|{{:diversos:curiosidades:psivport017.gif|}}| 
-|Toda vez que você encontra uma dessas técnicas, Demi ou Wren falam sobre a existências dessas partes especiais projetadas para andróidesSegundo o que os andróides falampoder-se-ia imaginar que essas técnicas encontradas poderiam ser usadas tanto por Demi quanto por Wren.|{{:diversos:curiosidades:psivport018.gif|}}| +|Everytime you find one of those techniques, Demi or Wren talk about those special parts designed for androidsAccording to what the androids sayyou could imagine that those techniques could be used by both Demi and Wren.|{{:diversos:curiosidades:psivport018.gif|}}| 
-|Mas isso não funcionaDurante o jogoquando você encontra essas técnicasou você está controlando Demi ou Wren. Controlando a Demi, se você visitar o Plate System, você encontra a Phononmezer. Porémse você não pegar essa técnicae visitar esse local mais tardecontrolando Wren, ele não pega a técnica para eleNa verdade, Chaz dá uma olhada no baú, Rika também se aproxima para olharmas eles dizem que não sabem o que é aquiloe fica tudo por isso mesmo.|{{:diversos:curiosidades:psivport019.gif|}}|+|But that doesn’t happenDuring the gamewhen you find those techniquesyou’re either controlling Demi or Wren. Controlling Demi, if you visit the Plate System, you find the Phononmezer. Howeverif you don’t pick this technique upand visit the place latercontrolling Wren, he doesn’t pick up the technique for himIn fact, Chaz takes a look at the chestand so does Rika, but they say that they don’t know what’s thatand that’s it.|{{:diversos:curiosidades:psivport019.gif|}}|
 ||| |||
-^  Atacando Zio com Alys  ^^ +^  Attacking Zio with Alys  ^^ 
-|O fã Felipe Lessa pensou numa curiosidadehaveria um jeito de derrotar Zio com Alys ainda no grupoO que aconteceriaUtilizando códigos Game Genie, coloquei um Psycho-Wand nos itens do grupo.|{{:diversos:curiosidades:psivport020.gif|}}| +|Fan Felipe Lessa thought of a curiosityis there a way to defeat Zio still with Alys in the groupWhat would happenUsing Game Genie codesI placed a Psycho-Wand in the items.|{{:diversos:curiosidades:psivport020.gif|}}| 
-|Logo no começo da lutapode-se fazer Alys usar o Psycho-Wand. Parece que ele funcionae você recebe a mensagem de que Zio foi “neutralized”.|{{:diversos:curiosidades:psivport021.gif|}}| +|At the beginning of the fightyou can make Alys use the Psycho-Wand. It seems to workand you get the message that Zio’s been “neutralized”.|{{:diversos:curiosidades:psivport021.gif|}}| 
-|Mas assim mesmo é impossível acertar Zio. Ao contrário do que acontece em PS quando você derrota Nei1 com a Nei ainda vivanesse caso não é possível derrotar Zio antes que Dark Force jogue sua Black Wave.|{{:diversos:curiosidades:psivport022.gif|}}|+|Nevertheless, it’s impossible to hit Zio. Contrary to what happens on Phantasy Star when you defeat Neifirst with Nei still aliveon this case it’s not possible to defeat Zio before Dark Force casting its Black Wave.|{{:diversos:curiosidades:psivport022.gif|}}|
 ||| |||
-^  Derrotando Re-Faze  ^^ +^  Defeating Re-Faze  ^^ 
-|Como se sabeo grupo pode visitar a Anger Tower em Rykros depois de possuir a espada Elsydeon. No topo da torre, Chaz entra sozinho e encontra uma ilusão de Alys.|{{:diversos:curiosidades:psivport023.gif|}}| +|As you knowthe group can visit the Anger Tower on Rykros after you get the Elsydeon swordIn the tower, Chaz alone finds an illusion of Alys.|{{:diversos:curiosidades:psivport023.gif|}}| 
-|Quando a luta termina, Re-Faze aparecefalando sobre a técnica Megido e perguntando se Chaz quer aprendê-laNormalmenteaqui o jogador deveria responder nãodo contrário iniciaria uma luta impossível de vencer.|{{:diversos:curiosidades:psivport024.gif|}}| +|When the fight ends, Re-Faze appearstalking about the Megido technique and asking if Chaz wants to learn itUsuallythe player should answer noor else you’d go into a fight that’s impossible to win.|{{:diversos:curiosidades:psivport024.gif|}}| 
-|A pergunta que não quer calar: Seria mesmo "Impossível"E se alguém usasse o ROM e um emuladore editasse o arquivo do jogo gravadopara colocar o HP de Chaz lá nas alturas?|{{:diversos:curiosidades:psivport025.gif|}}| +|ImpossibleWhat if someone used the ROM and an emulatorand edited the saved game fileto raise Chaz HP?|{{:diversos:curiosidades:psivport025.gif|}}| 
-|O jogo não aceita HPs maiores do que 2047 pontoso que já parece muitoMas Re-Faze deve ter uma energia enorme, pois precisei alterar várias vezes o HP de Chaz de volta pra 2047 para poder chegar ao final da lutaResultado: Você só ganha 1 meseta ponto de experiência...|{{:diversos:curiosidades:psivport026.gif|}}| +|The game won’t accept HP higher than 2047 pointswhich already sounds a lotBut Re-Faze must have an enormous energy because I needed to change Chaz HP back to 2047 a lot of times so I could get to the end of the battleAnd all you get is 1 meseta and experience point...|{{:diversos:curiosidades:psivport026.gif|}}| 
-|Re-Faze desaparece|{{:diversos:curiosidades:psivport027.gif|}}| +|Re-Faze disappears.|{{:diversos:curiosidades:psivport027.gif|}}| 
-|Chaz não aprendeu Megido.|{{:diversos:curiosidades:psivport028.gif|}}|+|And Chaz didn’t learn the Megido.|{{:diversos:curiosidades:psivport028.gif|}}|
 ||| |||
-^  "The Return of Alis" o Phantasy Star IV que não foi  ^^ 
-|Durante a pré-produção de Phantasy Star IV, haviam algumas idéias que acabaram não entrando na versão final do jogo. Uma delas é o titulo, que seria Phantasy Star: The Return of Alis (O Retorno de Alis) e que seria inicialmente projetado para a plataforma MEGA-CD.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| 
-|Muito embora tenha sido planejadas cenas em vídeo, dublagens e muito mais, devido a (provavelmente) baixa venda do periférico CD da SEGA, o projeto original foi deixado de lado e muito do que fora criado teve de ser retirado resultando num cartucho com poucas semelhanças com que havia sido planejado. Entre as diferenças com a versão final, uma abertura que incluía um flashback dos 3 jogos anteriores. Uma pena que ao menos nem essa abertura em flashback não permaneceu na versão final|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| 
-|A história, que ocorreria logo após os eventos de Phantasy Star III, envolvia um comércio de escravos intergalático.|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| 
-|Todavia uma coisa que despertou um pesar imenso em muitos fans é que os autores planejavam colocar labirintos em 3D iguais aos de Phantasy Star I. Porém, segundo consta, a grande variedade de labirintos de Phantasy Star IV ocuparia muita memória no cartucho, tornando essa idéia inviável (embora no livro Phantasy Star Compendium esteja escrito que os labirintos em 3D ficariam muito monótonos).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}| 
-|Embora a conexão com Alis Landale (Heronia do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), e o nome do jogo tenha sido criado apenas por nostalgia, a certeza absoluta era de que Dark Force estava envolvido na trama.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| 
-|Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/Shirren/Searren Type 386 de Phantasy Star IV. Fora que essa imagem do Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) é bem no estilão dos personagens principais de Phantasy Star III (Chaz seria mais um descendente de Alis?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| 
-|Outras artes mostravam semelhanças com a arte final utilizada na versão The End of the Millennium de Phantasy Star. Como esse espaço, que é parecido com uma imagem que aparece quando LeRoof revela o segredo da Genesis Algoliana...|{{:diversos:curiosidades:psivport067.png?325|}}| 
-|...e esse outro caso que pode ser visto na apresentação do Phantasy Star IV “final”, onde surge um planeta ao fundo com escombros. Repare que o planeta é exatamente o mesmo da arte da concepção inicial, a única diferença significativa (Além das rochas) é a ausência de Chaz na versão final.|{{:diversos:curiosidades:psivport068.png?325|}}| 
-|Curiosamente surgiram também, na época áurea das revistas especializadas em games, uma imagem de um possível GamePlay afirmando se tratar de um novo Phantasy Star...|{{:diversos:curiosidades:psivport069.png?325|}}| 
-|...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer's Kingdom desenvolvido pela Treco Corporation e lançado em 1992 (As árvores são idênticas).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}| 
 ||| |||
-^  Citações?  ^^ +^  "The Return of Alis" the Phantasy Star IV that never happened  ^^ 
-|Há algumas coisas em Phantasy Star 4 que se assemelham muito a outros jogos. Seriam elas apenas coincidênciasou citações para poucos perceberem, ou cópia descarada? Você decide! A primeira que chama atenção refere-se a algumas semelhanças com o jogo Ys para Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| +|During the pre-production of Phantasy Star IVsome ideas ended up not appearing in the final version of the gameOne of those is the title which would be "Phantasy StarThe Return of Alis" and it would have been developed for the Mega-CD.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| 
-|Na caverna de Ys também havia o tal lago no fundo, com os baús por aí.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| +|Despite FMV, dubbing and many more things being planned, (probablydue to the low sales of the Mega-CDthe original project was abandoned and a lot of things were left. And we ended up with a cartridge game with not so much in common with the original planning. Among the differences with the final version, there would be an opening sequence with a flashback from the previous three games. It'shame that not even this opening survived in the final version.|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| 
-|Na Zio’s Fortress (e em Nurvus também), o grupo precisa atravessar uma ponte que conduz outra parte da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| +|The storythat would have happened right after the events of Phantasy Star III, had an intergalactic slave trade as theme.|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| 
-|O mesmo acontece em Ys. Em dado momentovocê atravessa uma ponte que leva outro pedaço da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| +|Howeverwhat really made the fans sad was the plan of using 3D mazes much like the ones in Phantasy Star I. Since the great variety of mazes required by Phantasy Star IV would require a lot of cartridge memorythe idea ended up being abandoned (despite the fact that in the Phantasy Star Compendium they point out that the 3D mazes would be boring).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}| 
-|Essa de andar pelo labirinto no térreo e no telhadoque acontece no castelo de Lashiectambém estava presente nos jogos de Ys.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| +|Even considering that some direct relation to Alis Landale (heroine of Phantasy Star - Master System) were uncertain since the first ideas for the game (what in fact didn't happen) and the name of the game was created only for nostalgic purposes, the only certainty was the appearence of Dark Force.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| 
-|Isso também acontecia em Ys 2 e Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| +|Some of the artwork was already showing that many things were decided likefor examplethe characters appearences. And funny enoughthose images gave the idea that they would be Nei (ネイ) from Phantasy Star II and Wren/Shirren/Searren Type 386 from Phantasy Star III. And the image of Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) seems to have the same style of the main characters from Phantasy Star III (Would Chaz be another Alis' descendent?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| 
-|Mas existe também uma semelhança gritante com o jogo Shining Force para Mega Drive. Em Phantasy Star 4Le Roof ensina tudo sobre a Great Light e o Profound Darknesscomo a Great Light baniu o Profound Darkness para outra dimensão e criou Algol como um seloo Dark Force voltando a cada 1000 anos, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| +|Other artwork was showing similarities with the final art used in the "The End of the Millenium" version of Phantasy Star. Likefor example, this space that looks like an image when LeRoof reveals the secret behind the genesis of Algol...|{{:diversos:curiosidades:psivport067.png?325|}}| 
-|Pois logo na abertura de Shining Forcevocê conhece a história de Light que lutou contra Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| +|...and this other example can be seen in the opening sequence of the final version of Phantasy Star IV where we can see a ruined planet on the background. Take notice that the planet is exactly the same as the one of the concept art and the only important difference (besides the rocks) is the absence of Chaz in the final version.|{{:diversos:curiosidades:psivport068.png?325|}}| 
-|Vencedora, Light baniu Darkness para outra dimensãoEi, isso parece meio familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| +|Curiously enough, during the golden age of video game magazines, a supposed gameplay image surfaced while advertising it as a new Phantasy Star...|{{:diversos:curiosidades:psivport069.png?325|}}| 
-|Mas o senhor das trevas iria retornar... Sabe depois de quanto tempo? 1000 anos!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| +|...however it was discovered (thanks to someone under the nickname Oath) that it was only a picture from another game called Sorcerer's Kingdom developed by Treco Corporation and released in 1992 (the trees are identical).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}|
-|Com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo sobre ele, assim como os descendentes da Great Light esqueceram sua missão.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}|+
 ||| |||
-^  Mapas sem parede  ^^ +^  Quotations?  ^^ 
-|Essa misteriosa curiosidade foi enviada por Adenildo FilhoPerto do final do jogoChaz entra sozinho na Sacred Sword Cave para recuperar espada Elsydeon.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| +|There are a few things on PS 4 that resembles other gamesCould they be only coincidenceor quotations for only few to notice, or plain copy? You decide! The first thing that attracts one’s attention is similarities with the game Ys for Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| 
-|Parece haver uma pequena falha logo no começo do mapa da caverna. Os programadores devem ter esquecido de colocar um bloco sólido aquientão você pode atravessar a parede à esquerda.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| +|In Ys cave there was also that lake at the bottomwith the chests around.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| 
-|Você pode dar a volta por fora do mapa. Mesmo se você ficar parado olhando para uma paredemas apertando o botão direcional, um inimigo logo irá aparecer.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| +|At Zio’s Fortress (and also inside Nurvus)the group needs to cross a bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| 
-|Um passeio pelo perímetro da caverna rende bons frutosInclusiveo inimigo que aparece nessa caverna deixa 1000 pontos de experiênciaMas CURIOSO é que esses pontos não vão apenas para Chaz (Embora ele esteja sozinho)Vão para todos os personagensmesmo aqueles que não fazem parte do grupo! É uma boa forma de aumentar os níveis...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| +|The same thing happens on YsAt a certain momentyou need to cross a bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| 
-|Outra curiosidade semelhante foi enviada por GipperEla acontece quando você está em Reshel (Em Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| +|All that walking on the ground and the rooftopswhich happens in Lashiec’s castle, were also present on Ys’ games.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| 
-|Você pode atravessar uma das casas.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| +|That also happened on Ys 2 and Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| 
-|Sidney Eley encontrou outro pedaço que não é sólido na caverna para o Soldier’s Templeperto da entrada.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| +|But there’s also a scandalous similarity with the game Shining Force for GenesisIn Phantasy Star 4, Le Roof teaches you all about the Great Light and the Profound Darkness, how the Great Light banished the Profound Darkness to another dimension and created Algol as a seal, Dark Force coming back every 1000 years, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| 
-|Você até chega a andar no ar e ver a água lá embaixo.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}|+|Well, right at the opening of Shining Force, you get to know the story of the Light that fought against Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| 
 +|Winnerthe Light banished Darkness to another dimensionHey, that sounds familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| 
 +|But the dark lord would return... Guess after how many years? 1000 years!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| 
 +|With time, people forgot about it, the same way that the descendants of the Great Light forgot about their mission.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}|
 ||| |||
-^  Sega em Algol  ^^ +^  Maps without walls  ^^ 
-|Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil)Em Phantasy Star IVna cidade Nalya, Chaz encontra um Game Gear dentro de um armário.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| +|This mysterious curiosity was sent by Adenildo Filho. Close to the end of the game, Chaz enters the Sacred Sword Cave alone to get the Elsydeon sword.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| 
-|Em Krup, na escolinha da noiva de Hahn, você também encontra três livros infantis com gravuras que possuem títulos sugestivos: “The Golden Axe volume 3” ("O Machado Dourado - Volume 3" fazendo referência ao jogo Golden Axe, mas com esse "Volume 3" possivelmente por causa do lançamento de [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/73/Golden_Axe_III_Coverart.png|Golden Axe III]] que foi no mesmo ano de Phantasy Star IV), “A Day with Ecco” ("Um dia com Ecco" que por sua vez também faz referência ao game [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/0d/Tides.jpg|Ecco The Dolphin]]) e, por fim, “Run, Hedgehog, Run!” ("Corra ouriço, corra!" já fazendo alusão aos jogos da série [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f4/Sonic_modern_and_classic_designs.png|Sonic the Hedgehog]])|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}|+|There seems to be a small flaw right at the beginning of the cave’s map. The programmers must have forgotten to put a solid block here, so you can pass through the wall to the left.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| 
 +|You can take a walk around the map. Even if you stand still facing a wall, but pressing the directional button, an enemy will soon appear.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| 
 +|In fact, the enemy that appears in this cave leaves 1000 experience points. But those points don’t go to Chaz only. They go to all characters, even those who are not part of the group! That’s a nice way to raise levels...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| 
 +|Another similar curiosity was sent in by Gipper. It happens when you’re in Reshel (In Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| 
 +|You can walk through one of the houses.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| 
 +|Sidney Eley found another place that isn’t solid in the cave to the Soldier’s Temple, close to the entrance.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| 
 +|You even get to walk on the air and see the water below.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}| 
 +||| 
 +^  Sega on Algol  ^^ 
 +|There are references to Sega in two games of the seriesIn Phantasy Star 4at Nalya town, Chaz finds a Game Gear inside a closet.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| 
 +|At Krup, inside Hahn’s fiancé schoolyou also find three children’s picture book with suggestive titles: “The Golden Axe volume 3”, “A Day with Ecco” and “Run, Hedgehog, Run!”|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}|
 ||| |||
 ^  Hacking  ^^ ^  Hacking  ^^
-|O programa [[http://www.gazetadealgol.com.br/_media/diversos/downloads/phantasy_star_editor.rar|PS Editor]], que você encontra na [[http://www.gazetadealgol.com.br/diversos/downloads/start|seção de Download]] da Gazeta de Algol, altera alguns dados nos jogos gravados. Indo um pouco mais alémalgumas pessoas descobriram que alguns itens não aparecem durante o jogomas podem ser colocados “à força” hackeando o jogo gravadoPor exemploesse item Nothing (nada)Ele na verdade é um mapa do planeta em que você está.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| +|Hacking through the gamesome people found out that a few items don’t appear during the gamebut they can be put there by hacking the saved gameFor examplethis item Nothing. It’s actually a map of the planet you’re in.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| 
-|item mostra apenas os mapas de Motavia Dezoris. Alguns dizem que esse item nunca deveria estar no jogo mesmosendo usado apenas pelos programadorestanto que o mapa de Dezoris aparece com chuviscosOutros dizem que o item estaria no jogomas os autores consideraram que isso o deixaria muito fácil.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}|+|The item shows only the maps of Motavia and Dezoris. Some people say that this item was never supposed to be on the gameit was used only by the programmersthat’s why there are noises in Dezoris’ mapOthers say that the item was going to be on the gamebut the authors thought it’d make the game too easy.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}|
 ||| |||
-^  Expresso para Dezoris Rykros  ^^ +^  Express to Dezoris and Rykros  ^^ 
-|Nosso fã de plantão Yoz trouxe essa curiosidadeque parece ser algum tipo de bug ou algo que sobrou da época da programação do jogoSão pontos de transporte para outros planetasOs pontos de transporte estão na universidadeno andar de cimaVocê pode utilizá-los a qualquer momento do jogoCoisas engraçadas acontecem se vocês usá-los logo no começo do jogo.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| +|Yoz, our phan on duty, showed this curiosity, that seems to bee some kind of bug or some leftover from the programming timesIt’s about transportation spots to other planetsThe transportation spots are at the universityupstairsYou may use them at any time on the gameFunny things happen if you use them at the beginning of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| 
-|Para ver essa curiosidadeporémé preciso ativar o código Game Genie para atravessar as paredesAtravessando a parede nesse locallogo ao lado está o ponto de transporte para Dezoris.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| +|To see this curiosityhoweveryou must activate the Game Genie code to walk through wallsCross the wall at this placeand the transportation spot to Dezoris is right beside it.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| 
-|Você chega num lugar próximo de Ryuon. Se você utilizar esse ponto de transporte logo no começo do jogoacontecerá o diálogo entre vários personagens sobre a nevasca em Dezorismesmo Chaz estando sozinho.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| +|You arrive at a place close to Ryuon. If you use this transportation spot right at the beginning of the gameyou’ll see the dialog between various characters about the snowstormeven if Chaz is alone.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| 
-|Se você utilizar o ponto de transporte mais adiante no jogoserá como simplesmente pegar a nave para lá.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| +|If you use the transportation spot further on the gameit’s just like you simply took the spaceship there.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| 
-|Na universidadeum pouco acima do ponto de transporte para Dezoris está outro ponto de transportedesta vez para Rykros. O engraçado é que esse ponto deixa o grupo bem no meio de uma montanha.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| +|At the universitya little above the transportation spot to Dezoris is another transportation spotthis time to Rykros. Funny thing is that this spot leaves you at the middle of a mountain.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| 
-|Você pode ir até o Silence Temple e escutar LeRoof falando.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| +|You can go to the Silence Temple and listen to LeRoof.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| 
-|Logo acima está a porta que leva à naveVocê pode voltar” para Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| +|Right above you is the door that takes to the shipYou can go back” to Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| 
-|De Kuran, vejam sóvocê pode voltar para um espaçoporto invisível em Motavia. Se você ativar essa curiosidade logo no começo do jogoporém...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| +|From Kuran, check this outyou can go back to an invisible spaceport on Motavia. If you activate this curiosity right on the beginning of the gamehowever...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| 
-|...acontece a conhecida situação de que você não pode sair de Piata, ainda.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}| +|...it happens the known situation that you can’t leave Piata, yet.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}| 
 +^  Versão para Nintendinho  ^^ 
 +|Wait a second, it can only be a joke! Phantasy Star 4 on NES? In a certain way, it is sort of a joke. It’s not an official game. It’s a chinese pirate version for NES.|{{:diversos:curiosidades:001_ps4_nes1.gif|}}| 
 +|There are various names for the game (Xing He Zhan Shi, Xing Ji Zheng Ba, Xing Zhan Qing Yuan), each one adding a piece of the game to the previous version.|{{:diversos:curiosidades:002_ps4_nes2.gif|}}| 
 +|It seems that the game isn’t complete yet. I played Xing Zhan Qing Yuan until Tonoe and I couldn’t get out of the town anymore.|{{:diversos:curiosidades:003_ps4_nes3.gif|}}| 
 +|Despite the simple graphics, the game is impressive because it has the cut scenes and the same variousness of enemies. Weapons also have their own icon on the items list. On the other hand, mazes are much more simple (sometimes you can see the whole maze on screen) and the songs are totally different.|{{:diversos:curiosidades:004_ps4_nes4.gif|}}|
  
-^  [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/ps3|⇐Curiosidades sobre Phantasy Star III]] ^ [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/start|Página inicial]] ^ +^  [[diversos:curiosidades:ps3eng|⇐ Phantasy Star III]]   [[diversos:curiosidades:start|Home Page]]  ^  [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psaeng|Phantasy Star Adventure ⇒]]  ^ 
 +| {{:images:filler.png|}} |||
diversos/curiosidades/ps4eng.1367103659.txt.gz · Última modificação: 2013/04/27 16:00 por yoz