A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


diversos:reportagens:reportagem_001

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Última revisãoAmbos lados da revisão seguinte
diversos:reportagens:reportagem_001 [2009/01/13 11:58] – edição externa 127.0.0.1diversos:reportagens:reportagem_001 [2011/02/18 04:43] orakio
Linha 20: Linha 20:
 O domínio prematuro da Nintendo sobre o mercado pode ser atribuído ao homem forte da Nintendo, Hiroshi Yamauchi. Suas medidas dominadoras de mercado não permitiram que o Master System, que chegou depois, se apoderasse de uma fatia considerável do mercado, apesar de sua superioridade técnica. O Master System é superior ao Nintendo em quase todos os aspectos, ainda que ambos custassem quase o mesmo preço. O Master System era vendido por US$149 com a pistola. O Master System tinha um processador 3.6 Mhz de 8 bits, enquanto o processador de 8 bits da Nintendo operava apenas a 1.79 Mhz. O Master System podia exibir 52 cores diferentes simultaneamente, dentre suas 256. O Nes exibia apena 16 de suas 52 cores. O Master System também possuía 64 Kb de RAM comparados a apenas 2 Kb do NES. Um site diz que "jogos lançados tanto para o Master System quanto para o NES tem gráficos e jogabilidade obviamente superiores no Master System". Considerando-se a grande diferença tecnológica, isso não é surpresa. O domínio prematuro da Nintendo sobre o mercado pode ser atribuído ao homem forte da Nintendo, Hiroshi Yamauchi. Suas medidas dominadoras de mercado não permitiram que o Master System, que chegou depois, se apoderasse de uma fatia considerável do mercado, apesar de sua superioridade técnica. O Master System é superior ao Nintendo em quase todos os aspectos, ainda que ambos custassem quase o mesmo preço. O Master System era vendido por US$149 com a pistola. O Master System tinha um processador 3.6 Mhz de 8 bits, enquanto o processador de 8 bits da Nintendo operava apenas a 1.79 Mhz. O Master System podia exibir 52 cores diferentes simultaneamente, dentre suas 256. O Nes exibia apena 16 de suas 52 cores. O Master System também possuía 64 Kb de RAM comparados a apenas 2 Kb do NES. Um site diz que "jogos lançados tanto para o Master System quanto para o NES tem gráficos e jogabilidade obviamente superiores no Master System". Considerando-se a grande diferença tecnológica, isso não é surpresa.
  
-Pode-se dizer que a batalha da Sega com a Nintendo no mercado de video games domésticos rendeu um importantíssimo aprendizado. A Sega não cometeu os mesmos enganos quando lançou o Mega-Drive no Japão em 1989 e seu equivalente americano, o Genesis, logo depois, em 1990. A Sega imediatamente licensiou a Eletronic Arts para produzir jogos para seu novo sistema de 16 bits. Esse acréscimo de títulos e a vantagem de dois anos que teve contra o 16 bits da Nintendo permitiu que a Sega aumentasse sua participação no mercado. Os números variam de acordo com as fontes, mas no seu auge a Sega alcançou, ou talvez tenha até ultrapassado, a Nintendo no mercado. De acordo com o Segaweb.com , "Os anos do Genesis geralmente são aqueles aos quais os fãs da Sega se referem como a era de ouro da Sega." A batalha foi difícil no começo--os consumidores teriam que comprar um novo sistema que não possuía compatibilidade com seus jogos antigos--mas a maravilhosa linha de lançamentos da Sega e os gráficos impressionantes aos poucos afastaram os consumidores da Nintendo.+Pode-se dizer que a batalha da Sega com a Nintendo no mercado de video games domésticos rendeu um importantíssimo aprendizado. A Sega não cometeu os mesmos enganos quando lançou o Mega-Drive no Japão em 1989 e seu equivalente americano, o Genesis, logo depois, em 1990. A Sega imediatamente licenciou a Eletronic Arts para produzir jogos para seu novo sistema de 16 bits. Esse acréscimo de títulos e a vantagem de dois anos que teve contra o 16 bits da Nintendo permitiu que a Sega aumentasse sua participação no mercado. Os números variam de acordo com as fontes, mas no seu auge a Sega alcançou, ou talvez tenha até ultrapassado, a Nintendo no mercado. De acordo com o Segaweb.com , "Os anos do Genesis geralmente são aqueles aos quais os fãs da Sega se referem como a era de ouro da Sega." A batalha foi difícil no começo--os consumidores teriam que comprar um novo sistema que não possuía compatibilidade com seus jogos antigos--mas a maravilhosa linha de lançamentos da Sega e os gráficos impressionantes aos poucos afastaram os consumidores da Nintendo.
  
-Tecnicamente, o Genesis era muito impressionante. Na época, o único outro sistema com capacidades semelhantes era o Turbo Graphix 16 da NEC. Esse console, apesar de ter sido vendido como um de 16 bits, na verdade tinha dois processadores de 8 bits ao invés de um de 16. Ainda que os dois processadores tornassem os graficos superiores aos de qualquer sistema de 8 bits, era dificil para ele competir com o Genesis, especialmente devido à falta de jogos para o sistema. O genesis tinha processador de 16 bits e capacidade para até 64 cores simultâneas, de uma palheta de 512. Ainda tinha 64KB de RAM e mais 64KB de RAM para o som, o sistema era bastante capaz. Quando a Nintendo finalmente lançou o Super Famicom/Super NES, o console aos poucos foi ganhando o espaço do genesis, mas não conseguia superá-lo na guerra dos 16 bits. Como ocorreu com o Master System na guerra do 8 bits, o Super NES era superior ao seu competidor, o Sega Genesis. De fato, o Super Nintendo tinha um processador de 16 bits e 1 Mb de RAM mais 0.5Mb de RAM para vídeo. O Super NES tambem podia exibir 256 cores simultaneamente dentre sua palheta de 32.768 cores.+Tecnicamente, o Genesis era muito impressionante. Na época, o único outro sistema com capacidades semelhantes era o Turbo Graphix 16 da NEC. Esse console, apesar de ter sido vendido como um de 16 bits, na verdade tinha dois processadores de 8 bits ao invés de um de 16. Ainda que os dois processadores tornassem os graficos superiores aos de qualquer sistema de 8 bits, era difícil para ele competir com o Genesis, especialmente devido à falta de jogos para o sistema. O Genesis tinha processador de 16 bits e capacidade para até 64 cores simultâneas, de uma palheta de 512. Ainda tinha 64KB de RAM e mais 64KB de RAM para o som, o sistema era bastante capaz. Quando a Nintendo finalmente lançou o Super Famicom/Super NES, o console aos poucos foi ganhando o espaço do genesis, mas não conseguia superá-lo na guerra dos 16 bits. Como ocorreu com o Master System na guerra do 8 bits, o Super NES era superior ao seu competidor, o Sega Genesis. De fato, o Super Nintendo tinha um processador de 16 bits e 1 MB de RAM mais 0,5 Mb de RAM para vídeo. O Super NES também podia exibir 256 cores simultaneamente dentre sua palheta de 32.768 cores.
  
-Em uma tentativa de ajudar o genesis, a Sega vendeu uma variedade de acessórios mal-sucedidos. O Sega-CD e o 32x foram acessórios para o Genesis que não cumpriram as promessas de sua fabricante. Foram poucos os jogos lançados para esses periféricos, e estes não eram muito melhores que os jogos comuns de Genesis. Consequentemente, não haviam muitas razões para se comprar esses acessórios.+Em uma tentativa de ajudar o Genesis, a Sega vendeu uma variedade de acessórios mal-sucedidos. O Sega-CD e o 32x foram acessórios para o Genesis que não cumpriram as promessas de sua fabricante. Foram poucos os jogos lançados para esses periféricos, e estes não eram muito melhores que os jogos comuns de Genesis. Consequentemente, não haviam muitas razões para se comprar esses acessórios.
  
-Como a Nintendo no início da revolução 16-bits, a Sega caiu em terreno perigoso. Seus novos produtos não estavam vendendo. Os consumidores aguardavam ansiosamente por novos jogos e novos sistemas que acbavam desapontando. O Saturno, sistema de 32 bits da Sega, não conseguiu competir com o Playstation da Sony. Na verdade, o Saturno discretamente rumou para a obscuridade nunca conseguindo apoio suficiente das third-parties (fabricantes de jogos) para ter uma coleção ao menos razoável de jogos.+Como a Nintendo no início da revolução 16-bits, a Sega caiu em terreno perigoso. Seus novos produtos não estavam vendendo. Os consumidores aguardavam ansiosamente por novos jogos e novos sistemas que achavam desapontando. O Saturno, sistema de 32 bits da Sega, não conseguiu competir com o Playstation da Sony. Na verdade, o Saturno discretamente rumou para a obscuridade nunca conseguindo apoio suficiente das third-parties (fabricantes de jogos) para ter uma coleção ao menos razoável de jogos.
  
-A mais recente tentativa de sucesso da Sega no mercado de video games foi o Dreamcast. Esse sistema de avançados recursos 3-D vendeu mais de 500.000 unidades nos seus dois primeiros meses de produção. Além de maravilhosos gráficos, o Dreamcast trazia algo não oferecido por nenhum outro sistema na época-- a capacidade de disputar partidas online. Embora o dreamcast tenha sido muito bem sucedido em seus dois primeiros anos de produção, a Sega recentemente avisou que vai parar de produzir o sistema devido à intensa concorrência do competidor Sony Playstation2 e do futuro X-box da Microsoft. Ainda que o sucesso do Dreamcast não tenha durado tanto quanto a Sega esperava, ele representou uma vitoria para a Sega. Após tantos fracassos que sucederam o ápice do Sega Genesis, o Dreamcast demonstrou que a Sega ainda poderia ter sucesso no mercado de Games, se bem dirigida.+A mais recente tentativa de sucesso da Sega no mercado de video games foi o Dreamcast. Esse sistema de avançados recursos 3-D vendeu mais de 500.000 unidades nos seus dois primeiros meses de produção. Além de maravilhosos gráficos, o Dreamcast trazia algo não oferecido por nenhum outro sistema na época-- a capacidade de disputar partidas online. Embora o Dreamcast tenha sido muito bem sucedido em seus dois primeiros anos de produção, a Sega recentemente avisou que vai parar de produzir o sistema devido à intensa concorrência do competidor Sony Playstation2 e do futuro X-box da Microsoft. Ainda que o sucesso do Dreamcast não tenha durado tanto quanto a Sega esperava, ele representou uma vitoria para a Sega. Após tantos fracassos que sucederam o ápice do Sega Genesis, o Dreamcast demonstrou que a Sega ainda poderia ter sucesso no mercado de Games, se bem dirigida.
  
  
diversos/reportagens/reportagem_001.txt · Última modificação: 2011/02/18 04:44 por orakio