A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

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 **Tradutor:** Orakio Rob **Tradutor:** Orakio Rob
  
-//Nota do Orakio: Como alguns nomes japoneses diferem dos americanos, é válido esclarecer alguns casos. Lutz é na verdade Noah, enquanto Eusis é Rolf. Os nomes dos planetas também são ligeiramente diferentes, mas você os identificará com facilidade.+//Nota do Orakio: Como alguns nomes japoneses diferem dos americanos, é válido esclarecer alguns casos. Lutz é na verdade Noah, enquanto Eusis é Rolf. Capowski traduziu para o inglês os nomes dos planetas como Motabia e Dezolis, mas vou usar Motávia e Dezóris aqui porque... porque Motabia e Dezolis são toscos demais :P
  
 Os desenhos também foram retirados do livro, e por mais surreais que possam parecer, não são invenções minhas :-) // Os desenhos também foram retirados do livro, e por mais surreais que possam parecer, não são invenções minhas :-) //
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 Estamos nos aproximando do mundo reverso de PSII, aquele não chegou a entrar no jogo. Se existe alguma seção de leitura obrigatória neste livro, é esta. Estamos nos aproximando do mundo reverso de PSII, aquele não chegou a entrar no jogo. Se existe alguma seção de leitura obrigatória neste livro, é esta.
  
-Este livro foi idealizado principalmente para revelar aos fãs eventos que ficaram de fora de PSII. Quando o jogo foi lançado, houve muito falatório a respeito de seu final, ou do grau de dificuldade dos labirintos em Dezólis. Por trás do projeto original de PSII, no entanto, há uma história muito bem desenvolvida. Se a equipe super valorizou o projeto ou se o tempo para a conclusão do mesmo era curto não se sabe, mas havia muitas idéias além daquelas que entraram no jogo que a designer Chieko Aoki queria incluir. Talvez parte do jogo, e talvez parte de PSIV também, tenha nascido dessas idéias. Seja como for, vamos apresentar a sequência de eventos desse jogo e as situações que foram excluídas.+Este livro foi idealizado principalmente para revelar aos fãs eventos que ficaram de fora de PSII. Quando o jogo foi lançado, houve muito falatório a respeito de seu final, ou do grau de dificuldade dos labirintos em Dezóris. Por trás do projeto original de PSII, no entanto, há uma história muito bem desenvolvida. Se a equipe super valorizou o projeto ou se o tempo para a conclusão do mesmo era curto não se sabe, mas havia muitas idéias além daquelas que entraram no jogo que a designer Chieko Aoki queria incluir. Talvez parte do jogo, e talvez parte de PSIV também, tenha nascido dessas idéias. Seja como for, vamos apresentar a sequência de eventos desse jogo e as situações que foram excluídas.
  
 Lendo a sequência de eventos descrita no texto do projeto settei original, descobrimos que o herói da história era Lutz. Vamos ver agora como era essa história. Lendo a sequência de eventos descrita no texto do projeto settei original, descobrimos que o herói da história era Lutz. Vamos ver agora como era essa história.
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 ===== Capítulo II: a colônia espacial Ekken ===== ===== Capítulo II: a colônia espacial Ekken =====
  
-No Sistema Algol de PSII, Parma é o centro governamental e econômico do sistema. Motábia á uma área destinada ao plantio. Dezólis tornou-se uma fonte de metais.+No Sistema Algol de PSII, Parma é o centro governamental e econômico do sistema. Motávia á uma área destinada ao plantio. Dezóris tornou-se uma fonte de metais.
  
 Lutz começa dirigindo-se à colônia espacial Ekken, lugar com o ambiente mais semelhante ao que imperava da última vez em que Lutz esteve desperto. Como Algol passou por grandes transformações nos mil anos que Lutz passou dormindo, Cérebro-Mãe envia Lutz à colônia justamente por ser o lugar mais parecido com o que Lutz conheceu no primeiro Phantasy Star. Lutz começa dirigindo-se à colônia espacial Ekken, lugar com o ambiente mais semelhante ao que imperava da última vez em que Lutz esteve desperto. Como Algol passou por grandes transformações nos mil anos que Lutz passou dormindo, Cérebro-Mãe envia Lutz à colônia justamente por ser o lugar mais parecido com o que Lutz conheceu no primeiro Phantasy Star.
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-===== Capítulo IV: a crise das plantas em Motabia =====+===== Capítulo IV: a crise das plantas em Motávia =====
  
-Lutz e seus amigos visitam o planeta Motabia. O planeta não é mais um deserto como no passado; com o controle do clima e o tratamento do solo, Cérebro-Mãe transformou Motabia em um planeta cheio de vida.+Lutz e seus amigos visitam o planeta Motávia. O planeta não é mais um deserto como no passado; com o controle do clima e o tratamento do solo, Cérebro-Mãe transformou Motávia em um planeta cheio de vida.
  
-Motabia agora abriga terras meticulosamente planejadas e calculadas, reformadas pelo homem, com fazendas sistematicamente divididas e um grupo de canais que parece se estender até onde a vista alcança. Lutz e companhia, no entanto, têm a desagradável sensação de que há algo de estranho no coração do planeta.+Motávia agora abriga terras meticulosamente planejadas e calculadas, reformadas pelo homem, com fazendas sistematicamente divididas e um grupo de canais que parece se estender até onde a vista alcança. Lutz e companhia, no entanto, têm a desagradável sensação de que há algo de estranho no coração do planeta.
  
 Os prédios da capital Paseo estão cobertos (seria mais correto dizer "tomados") por uma estranha forma de vida botânica, que parece ter vindo do laboratório de aperfeiçoamento de plantas. Essa segunda crise parece ter sido ocasionada por uma falha no Sistema de Plantas. Os prédios da capital Paseo estão cobertos (seria mais correto dizer "tomados") por uma estranha forma de vida botânica, que parece ter vindo do laboratório de aperfeiçoamento de plantas. Essa segunda crise parece ter sido ocasionada por uma falha no Sistema de Plantas.
  
-O Sistema de Plantas começou a produzir formas de vida vegetais sencientes e ambulantes. Graças a esse sistema, as formas de vida mutantes foram biologicamente aperfeiçoadas tendo como base as plantas assassinas que existiam em Parma no passado. Essas plantas assassinas adquiriram vontade própria, tornaram-se monstros e começaram a se apossar da terra. O pior de tudo é que as plantas estão corroendo os canos que distribuem água em Motabia, fazendo com que a comida estocada apodreça.+O Sistema de Plantas começou a produzir formas de vida vegetais sencientes e ambulantes. Graças a esse sistema, as formas de vida mutantes foram biologicamente aperfeiçoadas tendo como base as plantas assassinas que existiam em Parma no passado. Essas plantas assassinas adquiriram vontade própria, tornaram-se monstros e começaram a se apossar da terra. O pior de tudo é que as plantas estão corroendo os canos que distribuem água em Motávia, fazendo com que a comida estocada apodreça.
  
 Esses fatos começam a ser notados pelo público nos distritos de menor força política, nos quais o fluxo de irrigação foi interrompido. Uma fome jamais vista em centenas de anos atinge as vilas sem água. Para impedir um desastre e reestabelecer o fluxo de água, os heróis devem destruir o Sistema de Plantas. Esses fatos começam a ser notados pelo público nos distritos de menor força política, nos quais o fluxo de irrigação foi interrompido. Uma fome jamais vista em centenas de anos atinge as vilas sem água. Para impedir um desastre e reestabelecer o fluxo de água, os heróis devem destruir o Sistema de Plantas.
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-===== Capítulo V: o sistema oceânico e o sistema de clima =====+===== Capítulo V: o Sistema Oceânico e o Sistema de Clima =====
  
-A única forma de deter as plantas é atacar a raiz do problema. É de conhecimento geral que o Sistema de Plantas integra às plantas que cria a memória de que Motabia era um planeta desértico. Com isso, as plantas criadas por esse sistema possuem características apropriadas para sobreviver no deserto.+A única forma de deter as plantas é atacar a raiz do problema. É de conhecimento geral que o Sistema de Plantas integra às plantas que cria a memória de que Motávia era um planeta desértico. Com isso, as plantas criadas por esse sistema possuem características apropriadas para sobreviver no deserto.
  
-Lutz e seus amigos decidem usar isso contra as plantas, destruindo todas elas por meio de um ataque com líquidos. A ideia é destruir as represas de Motabia e controlar o sistema de clima, causando uma enchente em larga escala.+Lutz e seus amigos decidem usar isso contra as plantas, destruindo todas elas por meio de um ataque com líquidos. A ideia é destruir as represas de Motávia e controlar o Sistema de Clima, causando uma enchente em larga escala.
  
 {{:images:ps2alt-lutz_com_cartao.jpg |}} Os heróis conseguem se infiltrar nas quatro torres do lago central que controlam o nivel das águas e abrem as comportas. A água deixa as represas e inunda os canos de transmissão. Mas esse processo inunda apenas as áreas em torno dos canais e não é suficiente para destruir as plantas monstruosas. Lutz e seu amigos concordam que a única coisa que pode gerar uma enchente grande o suficiente é uma enorme quantidade de chuva. {{:images:ps2alt-lutz_com_cartao.jpg |}} Os heróis conseguem se infiltrar nas quatro torres do lago central que controlam o nivel das águas e abrem as comportas. A água deixa as represas e inunda os canos de transmissão. Mas esse processo inunda apenas as áreas em torno dos canais e não é suficiente para destruir as plantas monstruosas. Lutz e seu amigos concordam que a única coisa que pode gerar uma enchente grande o suficiente é uma enorme quantidade de chuva.
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-===== Capítulo VI, parte 2: o esconderijo motabiano =====+===== Capítulo VI, parte 2: o esconderijo motaviano =====
  
 O Sistema de Paz Pública usa satélites para realizar atividades de vigilância social e eliminar focos de revolta. Ele foi criado originalmente para impedir levantes populares. O Sistema de Paz Pública usa satélites para realizar atividades de vigilância social e eliminar focos de revolta. Ele foi criado originalmente para impedir levantes populares.
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 ===== Capítulo VII, parte 1: um homem chamado New ===== ===== Capítulo VII, parte 1: um homem chamado New =====
  
-Tendo destruído o Sistema de Paz Pública e limpado o nome dos motabianos, Lutz e companhia seguem para o planeta Dezólis para descobrirem a verdade.+Tendo destruído o Sistema de Paz Pública e limpado o nome dos motavianos, Lutz e companhia seguem para o planeta Dezóris para descobrir a verdade.
  
-Por meio de uma história que ouviram do governador geral sobre os eventos atuais, Lutz e companhia visualizam uma figura por trás dessa cadeia de eventos. De alguma forma, uma pessoa chamada New parece estar conectada a esses eventosHá um novo sistema, recém-incluído, que não existia quando o sistema Mãe-Cérebro foi instituído.+Após ouvirem um relato do governador-geral sobre os eventos atuais, Lutz e companhia enxergam um responsável por trás dessa cadeia de eventos. De alguma forma, uma pessoa chamada New parece conectada aos acontecimentosAlém disso, há um novo sistema, recém-incluído, que não existia quando o sistema Mãe-Cérebro foi implementado: o sistema de controle de mentes, que controla os pensamentos e a educaçãoAqueles que criaram Cérebro-Mãe já morreram, mas o único criador do sistema de controle de mentes ainda vive. Seu nome é New. Não seria New o único capaz de acessar o Cérebro-Mãe?
  
-O sistema de controle de mentes, que controla os pensamentos e a educação. Aqueles que criaram Mãe-Cérebro já morrerammas o único criador do sistema de controle de mentes ainda viveSeu nome é New. E afinalNew não é o único capaz de acessar Mãe-Cérebro?+New, o único sobrevivente do período de construção de Mãe-Cérebro, parece estar em Dezóris, um planeta coberto de gelo e neve. 
 +===== Capítulo VIIparte 2: rumo Dezóris... =====
  
-Newo único sobrevivente do período de construção de Mãe-Cérebroparece estar em Dezolis, um planeta coberto de gelo neve.+Em decorrência do grande sucesso da exploração de minérios em Dezórisforam construídos túneis profundos no centro do planeta. Esses túneis continuam a se expandir em todas as direções, até áreas mais afastadas. Justamente por isso, a capital Skure localiza-se em plataformas bem acima do solo. Os profundos túneis de Dezóris são linhas de transporte interligadascercadas por murostodos interconectados de maneira complexa. Isso deu origem ao pensamento de que é necessário pelo menos um ano de prática para que alguém possa usar as linhas de transporte sem se perder. Próximos às aberturas das linhas, já existiram prédios habitados pelos mineradores, que agora se tornaram favelas são o lugar mais perigoso de Algol. Além disso, fora dos túneis, existem cidades nas quais vivem pessoas e robôs, que conduziam as operações de mineração e cuidavam dos equipamentos utilizados para procurar mais minérios. Porém, as regiões distantes das cavernas, fora do alcance do desenvolvimento, parecem repletas de vilas dezorianas. É nessa área de Dezóris que New goza de sua aposentadoria de um cargo público.
  
- +Com objetivo de encontrar NewNoah e companhia vão a DezórisO grupo busca por New em Skure e em outras cidades, mas não obtém qualquer notícia sobre New. A única pista é um registro sobre uma caravana dezoriana protegida por mamutes. Lutz e seu grupo decidem procurar caravana e interrogar seus integrantes a respeito de New.
-===== Capítulo VII, parte 2: para Dezolis... ===== +
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-Devido ao grande sucesso da exploração de minérios em Dezolis, existem túneis profundos no centro do planeta criados pela mineração. Esses túneis continuam a se expandir em todas as direções até áreas mais afastadas. Por causa disso, a capital Skure localiza-se em plataformas bem acima do solo. O interior dos profundos túneis de Dezolis são linhas de transportes interligadas cercadas de muros, todos intrincadamente interconectados. Por causa disso diz-se que leva ao menos um ano para que alguém possa usar as linhas de transporte sem se perder. Próximos às aberturas das linhas, já houveram prédios em que os mineradores habitavam, mas eles agora se tornaram favelas que são lugar mais perigoso de Algol. Além diso, fora dos túneis, existem cidades nas quais pessoas e robôs que conduziam as operações de mineração e cuidavam dos equipamentos utilizados para procurar mais minérios vivem. As regiões distantes das cavernas, no entanto, além do alcance do desenvolvimento, parecem repletas de vilas dezolianas. E é nessa Dezolis que New está passando sua aposentadoria dos cargos governamentais. +
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-E é para encontrar New que Noah e companhia pisaram em DezolisMas mesmo ao buscar por ele em Skure e nas outras cidades, nenhuma notícia sobre New surge. A única coisa que parece uma pista é um registro sobre uma caravana dezoliana protegida por mamutes. Lutz e seu grupo decidem ir perguntar eles sobre New.+
  
  
 ===== Capítulo VII, parte 3: em busca de um novo amigo ===== ===== Capítulo VII, parte 3: em busca de um novo amigo =====
  
-Viajando pela íngreme cadeia montanhosa, a qual chegaram por conselhos de dezolianos mentirosos, Lutz e companhia continuam a procurar pela caravana. E proximo ao Altiplano Plateau, eles encontram um grupo de aspecto curioso.+Viajando pela íngreme cadeia montanhosa, a qual chegaram por conselhos de dezorianos mentirosos, Lutz e companhia continuam a procurar pela caravana. E proximo ao Altiplano Plateau, eles encontram um grupo de aspecto curioso.
  
 Eles exibem sintomas peculiares de quem sofreu lavagem cerebral, adorando à uma torre que se ergue bem alto sobre o centro do Altiplano Plateau, cravada no solo congelado. Eles exibem sintomas peculiares de quem sofreu lavagem cerebral, adorando à uma torre que se ergue bem alto sobre o centro do Altiplano Plateau, cravada no solo congelado.
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 Lendo a sinopse, nós acreditamos que a até agora não conhecida história de fundo de PSII pode ser compreendida. Quando você compara o projeto settei ao jogo, nem tanta coisa foi mudada da primeira versão até o produto final. Lendo a sinopse, nós acreditamos que a até agora não conhecida história de fundo de PSII pode ser compreendida. Quando você compara o projeto settei ao jogo, nem tanta coisa foi mudada da primeira versão até o produto final.
  
-As mudanças que realmente se destacam são o fato de Lutz ser o herói e, em termos de eventos, o incidente motabiano, que acabou sendo omitido, e também a reduzida significância de Dezolis na história e os fatos que se desenvolvem por lá. Por quê planos tão bem pensados foram alterados? E será que eventos do meio do jogo como os envolvendo Nei e Neifirst poderiam ter sido incluídos no jogo? Só o designer Chieko Aoki sabe essas respostas. Mas ele deixou a Sega, então esses mistérios permanecerão como mistérios. Mesmo assim, ouça a opinião do time de desenvolvimento nessa entrevista.+As mudanças que realmente se destacam são o fato de Lutz ser o herói e, em termos de eventos, o incidente motaviano, que acabou sendo omitido, e também a reduzida significância de Dezóris na história e os fatos que se desenvolvem por lá. Por quê planos tão bem pensados foram alterados? E será que eventos do meio do jogo como os envolvendo Nei e Neifirst poderiam ter sido incluídos no jogo? Só o designer Chieko Aoki sabe essas respostas. Mas ele deixou a Sega, então esses mistérios permanecerão como mistérios. Mesmo assim, ouça a opinião do time de desenvolvimento nessa entrevista.
  
 //Nota: Seguia-se uma entrevista sobre o PSII que ja conhecemos. Eu separei duas perguntas que são pertinentes ao nosso assunto e as coloquei abaixo.// //Nota: Seguia-se uma entrevista sobre o PSII que ja conhecemos. Eu separei duas perguntas que são pertinentes ao nosso assunto e as coloquei abaixo.//
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 **P:** Por quê a história mudou? **P:** Por quê a história mudou?
  
-**Yoshida:** Acho que a Aoki-San fez essas mudanças no mesmo instante em que o Lutz settei foi modificado. Havia ainda outra história - a primeira mesmo - na qual Lutz viajaria no tempo para ajudar Alisa de PSI. Mas a idéia de retornar e reescrever o passado não é muito bem-vista, e acho que foi nesse ponto que Aoki-San decidiu fazer mudanças drásticas na história. E acho que por isso o cenário do jogo mudou. Me lembro que foi então que eventos como a situação motabiana foram excluídos.+**Yoshida:** Acho que a Aoki-San fez essas mudanças no mesmo instante em que o Lutz settei foi modificado. Havia ainda outra história - a primeira mesmo - na qual Lutz viajaria no tempo para ajudar Alisa de PSI. Mas a idéia de retornar e reescrever o passado não é muito bem-vista, e acho que foi nesse ponto que Aoki-San decidiu fazer mudanças drásticas na história. E acho que por isso o cenário do jogo mudou. Me lembro que foi então que eventos como a situação motaviana foram excluídos.
  
 //A tradução para o inglês desse texto, realizada por Rebecca Capowski pode ser encontrada em http://home.att.net/~RACapowski/PS/comtrans.htm // //A tradução para o inglês desse texto, realizada por Rebecca Capowski pode ser encontrada em http://home.att.net/~RACapowski/PS/comtrans.htm //
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