A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

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 **Tradutor:** Orakio Rob **Tradutor:** Orakio Rob
  
-//Nota do Orakio: Como alguns nomes japoneses diferem dos americanos, é válido esclarecer alguns casos. Lutz é na verdade Noah, enquanto Eusis é Rolf. Os nomes dos planetas também são ligeiramente diferentes, mas você os identificará com facilidade.+//Nota do Orakio: Como alguns nomes japoneses diferem dos americanos, é válido esclarecer alguns casos. Lutz é na verdade Noah, enquanto Eusis é Rolf. Capowski traduziu para o inglês os nomes dos planetas como Motabia e Dezolis, mas vou usar Motávia e Dezóris aqui porque... porque Motabia e Dezolis são toscos demais :P
  
 Os desenhos também foram retirados do livro, e por mais surreais que possam parecer, não são invenções minhas :-) // Os desenhos também foram retirados do livro, e por mais surreais que possam parecer, não são invenções minhas :-) //
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 Estamos nos aproximando do mundo reverso de PSII, aquele não chegou a entrar no jogo. Se existe alguma seção de leitura obrigatória neste livro, é esta. Estamos nos aproximando do mundo reverso de PSII, aquele não chegou a entrar no jogo. Se existe alguma seção de leitura obrigatória neste livro, é esta.
  
-Este livro foi idealizado principalmente para revelar aos fãs eventos que ficaram de fora de PSII. Quando o jogo foi lançado, houve muito falatório a respeito de seu final, ou do grau de dificuldade dos labirintos em Dezólis. Por trás do projeto original de PSII, no entanto, há uma história muito bem desenvolvida. Se a equipe super valorizou o projeto ou se o tempo para a conclusão do mesmo era curto não se sabe, mas havia muitas idéias além daquelas que entraram no jogo que a designer Chieko Aoki queria incluir. Talvez parte do jogo, e talvez parte de PSIV também, tenha nascido dessas idéias. Seja como for, vamos apresentar a sequência de eventos desse jogo e as situações que foram excluídas.+Este livro foi idealizado principalmente para revelar aos fãs eventos que ficaram de fora de PSII. Quando o jogo foi lançado, houve muito falatório a respeito de seu final, ou do grau de dificuldade dos labirintos em Dezóris. Por trás do projeto original de PSII, no entanto, há uma história muito bem desenvolvida. Se a equipe super valorizou o projeto ou se o tempo para a conclusão do mesmo era curto não se sabe, mas havia muitas idéias além daquelas que entraram no jogo que a designer Chieko Aoki queria incluir. Talvez parte do jogo, e talvez parte de PSIV também, tenha nascido dessas idéias. Seja como for, vamos apresentar a sequência de eventos desse jogo e as situações que foram excluídas.
  
 Lendo a sequência de eventos descrita no texto do projeto settei original, descobrimos que o herói da história era Lutz. Vamos ver agora como era essa história. Lendo a sequência de eventos descrita no texto do projeto settei original, descobrimos que o herói da história era Lutz. Vamos ver agora como era essa história.
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 ===== Capítulo II: a colônia espacial Ekken ===== ===== Capítulo II: a colônia espacial Ekken =====
  
-No Sistema Algol de PSII, Parma é o centro governamental e econômico do sistema. Motábia á uma área destinada ao plantio. Dezólis tornou-se uma fonte de metais.+No Sistema Algol de PSII, Parma é o centro governamental e econômico do sistema. Motávia á uma área destinada ao plantio. Dezóris tornou-se uma fonte de metais.
  
 Lutz começa dirigindo-se à colônia espacial Ekken, lugar com o ambiente mais semelhante ao que imperava da última vez em que Lutz esteve desperto. Como Algol passou por grandes transformações nos mil anos que Lutz passou dormindo, Cérebro-Mãe envia Lutz à colônia justamente por ser o lugar mais parecido com o que Lutz conheceu no primeiro Phantasy Star. Lutz começa dirigindo-se à colônia espacial Ekken, lugar com o ambiente mais semelhante ao que imperava da última vez em que Lutz esteve desperto. Como Algol passou por grandes transformações nos mil anos que Lutz passou dormindo, Cérebro-Mãe envia Lutz à colônia justamente por ser o lugar mais parecido com o que Lutz conheceu no primeiro Phantasy Star.
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-===== Capítulo IV: a crise das plantas em Motabia =====+===== Capítulo IV: a crise das plantas em Motávia =====
  
-Lutz e seus amigos visitam o planeta Motabia. O planeta não é mais um deserto como no passado; com o controle do clima e o tratamento do solo, Cérebro-Mãe transformou Motabia em um planeta cheio de vida.+Lutz e seus amigos visitam o planeta Motávia. O planeta não é mais um deserto como no passado; com o controle do clima e o tratamento do solo, Cérebro-Mãe transformou Motávia em um planeta cheio de vida.
  
-Motabia agora abriga terras meticulosamente planejadas e calculadas, reformadas pelo homem, com fazendas sistematicamente divididas e um grupo de canais que parece se estender até onde a vista alcança. Lutz e companhia, no entanto, têm a desagradável sensação de que há algo de estranho no coração do planeta.+Motávia agora abriga terras meticulosamente planejadas e calculadas, reformadas pelo homem, com fazendas sistematicamente divididas e um grupo de canais que parece se estender até onde a vista alcança. Lutz e companhia, no entanto, têm a desagradável sensação de que há algo de estranho no coração do planeta.
  
 Os prédios da capital Paseo estão cobertos (seria mais correto dizer "tomados") por uma estranha forma de vida botânica, que parece ter vindo do laboratório de aperfeiçoamento de plantas. Essa segunda crise parece ter sido ocasionada por uma falha no Sistema de Plantas. Os prédios da capital Paseo estão cobertos (seria mais correto dizer "tomados") por uma estranha forma de vida botânica, que parece ter vindo do laboratório de aperfeiçoamento de plantas. Essa segunda crise parece ter sido ocasionada por uma falha no Sistema de Plantas.
  
-O Sistema de Plantas começou a produzir formas de vida vegetais sencientes e ambulantes. Graças a esse sistema, as formas de vida mutantes foram biologicamente aperfeiçoadas tendo como base as plantas assassinas que existiam em Parma no passado. Essas plantas assassinas adquiriram vontade própria, tornaram-se monstros e começaram a se apossar da terra. O pior de tudo é que as plantas estão corroendo os canos que distribuem água em Motabia, fazendo com que a comida estocada apodreça.+O Sistema de Plantas começou a produzir formas de vida vegetais sencientes e ambulantes. Graças a esse sistema, as formas de vida mutantes foram biologicamente aperfeiçoadas tendo como base as plantas assassinas que existiam em Parma no passado. Essas plantas assassinas adquiriram vontade própria, tornaram-se monstros e começaram a se apossar da terra. O pior de tudo é que as plantas estão corroendo os canos que distribuem água em Motávia, fazendo com que a comida estocada apodreça.
  
 Esses fatos começam a ser notados pelo público nos distritos de menor força política, nos quais o fluxo de irrigação foi interrompido. Uma fome jamais vista em centenas de anos atinge as vilas sem água. Para impedir um desastre e reestabelecer o fluxo de água, os heróis devem destruir o Sistema de Plantas. Esses fatos começam a ser notados pelo público nos distritos de menor força política, nos quais o fluxo de irrigação foi interrompido. Uma fome jamais vista em centenas de anos atinge as vilas sem água. Para impedir um desastre e reestabelecer o fluxo de água, os heróis devem destruir o Sistema de Plantas.
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-===== Capítulo V: o sistema oceânico e o sistema de clima =====+===== Capítulo V: o Sistema Oceânico e o Sistema de Clima =====
  
-A única forma de deter as plantas é atacar a raiz do problema. É de conhecimento geral que o Sistema de Plantas integra às plantas que cria a memória de que Motabia era um planeta desértico. Com isso, as plantas criadas por esse sistema possuem características apropriadas para sobreviver no deserto.+A única forma de deter as plantas é atacar a raiz do problema. É de conhecimento geral que o Sistema de Plantas integra às plantas que cria a memória de que Motávia era um planeta desértico. Com isso, as plantas criadas por esse sistema possuem características apropriadas para sobreviver no deserto.
  
-Lutz e seus amigos decidem usar isso contra as plantas, destruindo todas elas por meio de um ataque com líquidos. A ideia é destruir as represas de Motabia e controlar o sistema de clima, causando uma enchente em larga escala.+Lutz e seus amigos decidem usar isso contra as plantas, destruindo todas elas por meio de um ataque com líquidos. A ideia é destruir as represas de Motávia e controlar o Sistema de Clima, causando uma enchente em larga escala.
  
 {{:images:ps2alt-lutz_com_cartao.jpg |}} Os heróis conseguem se infiltrar nas quatro torres do lago central que controlam o nivel das águas e abrem as comportas. A água deixa as represas e inunda os canos de transmissão. Mas esse processo inunda apenas as áreas em torno dos canais e não é suficiente para destruir as plantas monstruosas. Lutz e seu amigos concordam que a única coisa que pode gerar uma enchente grande o suficiente é uma enorme quantidade de chuva. {{:images:ps2alt-lutz_com_cartao.jpg |}} Os heróis conseguem se infiltrar nas quatro torres do lago central que controlam o nivel das águas e abrem as comportas. A água deixa as represas e inunda os canos de transmissão. Mas esse processo inunda apenas as áreas em torno dos canais e não é suficiente para destruir as plantas monstruosas. Lutz e seu amigos concordam que a única coisa que pode gerar uma enchente grande o suficiente é uma enorme quantidade de chuva.
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-===== Capítulo VI, parte 2: o esconderijo motabiano =====+===== Capítulo VI, parte 2: o esconderijo motaviano =====
  
-O Sistema de Paz Pública usa satélites para vigilância social e para ajudar a suprimir elementos revoltosos; o sistema foi originalmente criado para previnir insurreições.+O Sistema de Paz Pública usa satélites para realizar atividades de vigilância social e eliminar focos de revolta. Ele foi criado originalmente para impedir levantes populares.
  
-Agora, com a Mãe-Cérebro funcionando mal, não há nada que garanta que o sistema vá funcionar de maneira adequadaE o pior, com o sistema descontrolado, ele não compreendera o tipo de dano que está causando. Para tentar persuadir os motabianos a encerrarem esta guerra sem propósito, Lutz e seus amigos seguem para o esconderijo motabiano para encontrarem-se com o líder motabiano.+Com o mau funcionamento do Cérebro-Mãe, não há como garantir a correta operação do sistema. sistema está descontrolado, não compreende a nautreza dos danos que está causando. Para tentar persuadir os motavianos a encerrarem uma guerra sem propósito, Lutz e seus amigos seguem para o esconderijo motaviano, visando uma reunião com o líder do povo. A rota que segue até o esconderijo é vigiada pelos motavianos, o que torna a jornada de Lutz imensamente difícil. Os motavianos tinham um bom temperamento, mas agora que as relações foram cortadas, os palmanos se tornaram seus maiores inimigos.
  
-Já que os motabianos vigiam a rota para seu esconderijoa jornada de Lutz é uma tarefa intensamente miserável.+Em um dado momentoo grupo de Lutz encontra um exército motaviano em frangalhos. Como os heróis querem limpar o nome dos motavianos, eles decidem não lutar contra os soldados.
  
-Os motabianos originalmente possuíam um bom temperamento. Mas agora que suas relações com os parmianos foram quebradas, os motabianos vêem os parmianos como seus maiores inimigos. +Enfim, Lutz e companhia chegam ao esconderijo motaviano e reúnem-se com seu chefe. Eles chegam a um acordo chefe promete encerrar a rebelião. Agora o grupo precisa encontrar o satélite que comanda o Sistema de Paz Publica que vigia os motavianos destruí-lo.
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-Eventualmente, Lutz e seu grupo tem seu caminho interrompido pela esfarrapada armada motabiana. Mas, já que seu objetivo é limpar o nome dos motabianos, Lutz e seu grupo nao lutam com eles. +
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-Enfim, Lutz e companhia chegam ao esconderijo motabiano, encontram seu chefeconseguem dialogar com ele. O chefe promete encerrar a rebelião. +
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-Depois disso, o grupo deve encontrar o satélite que comanda o Sistema de Paz Publica que vigia os motabianos destrui-lo.+
  
  
 ===== Capítulo VII, parte 1: um homem chamado New ===== ===== Capítulo VII, parte 1: um homem chamado New =====
  
-Tendo destruído o Sistema de Paz Pública e limpado o nome dos motabianos, Lutz e companhia seguem para o planeta Dezólis para descobrirem a verdade+Tendo destruído o Sistema de Paz Pública e limpado o nome dos motavianos, Lutz e companhia seguem para o planeta Dezóris para descobrir a verdade.
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-Por meio de uma história que ouviram do governador geral sobre os eventos atuais, Lutz e companhia visualizam uma figura por trás dessa cadeia de eventos. De alguma forma, uma pessoa chamada New parece estar conectada a esses eventos. Há um novo sistema, recém-incluído, que não existia quando o sistema Mãe-Cérebro foi instituído. +
- +
-O sistema de controle de mentes, que controla os pensamentos e a educação. Aqueles que criaram Mãe-Cérebro já morreram, mas o único criador do sistema de controle de mentes ainda vive. Seu nome é New. E afinal, New não é o único capaz de acessar a Mãe-Cérebro? +
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-New, o único sobrevivente do período de construção de Mãe-Cérebro, parece estar em Dezolis, um planeta coberto de gelo e neve.+
  
 +Após ouvirem um relato do governador-geral sobre os eventos atuais, Lutz e companhia enxergam um responsável por trás dessa cadeia de eventos. De alguma forma, uma pessoa chamada New parece conectada aos acontecimentos. Além disso, há um novo sistema, recém-incluído, que não existia quando o sistema Mãe-Cérebro foi implementado: o sistema de controle de mentes, que controla os pensamentos e a educação. Aqueles que criaram Cérebro-Mãe já morreram, mas o único criador do sistema de controle de mentes ainda vive. Seu nome é New. Não seria New o único capaz de acessar o Cérebro-Mãe?
  
-===== Capítulo VII, parte 2: para Dezolis... =====+New, o único sobrevivente do período de construção de Mãe-Cérebro, parece estar em Dezóris, um planeta coberto de gelo e neve. 
 +===== Capítulo VII, parte 2: rumo a Dezóris... =====
  
-Devido ao grande sucesso da exploração de minérios em Dezolisexistem túneis profundos no centro do planeta criados pela mineração. Esses túneis continuam a se expandir em todas as direções até áreas mais afastadas. Por causa disso, a capital Skure localiza-se em plataformas bem acima do solo. O interior dos profundos túneis de Dezolis são linhas de transportes interligadas cercadas de muros, todos intrincadamente interconectados. Por causa disso diz-se que leva ao menos um ano para que alguém possa usar as linhas de transporte sem se perder. Próximos às aberturas das linhas, já houveram prédios em que os mineradores habitavammas eles agora se tornaram favelas que são o lugar mais perigoso de Algol. Além diso, fora dos túneis, existem cidades nas quais pessoas e robôs que conduziam as operações de mineração e cuidavam dos equipamentos utilizados para procurar mais minérios vivemAs regiões distantes das cavernas, no entanto, além do alcance do desenvolvimento, parecem repletas de vilas dezolianasE é nessa Dezolis que New está passando sua aposentadoria dos cargos governamentais.+Em decorrência do grande sucesso da exploração de minérios em Dezórisforam construídos túneis profundos no centro do planeta. Esses túneis continuam a se expandir em todas as direçõesaté áreas mais afastadas. Justamente por isso, a capital Skure localiza-se em plataformas bem acima do solo. Os profundos túneis de Dezóris são linhas de transporte interligadascercadas por muros, todos interconectados de maneira complexaIsso deu origem ao pensamento de que é necessário pelo menos um ano de prática para que alguém possa usar as linhas de transporte sem se perder. Próximos às aberturas das linhas, já existiram prédios habitados pelos mineradores, que agora se tornaram favelas são o lugar mais perigoso de Algol. Além disso, fora dos túneis, existem cidades nas quais vivem pessoas e robôsque conduziam as operações de mineração e cuidavam dos equipamentos utilizados para procurar mais minérios. Porém, as regiões distantes das cavernas, fora do alcance do desenvolvimento, parecem repletas de vilas dezorianasÉ nessa área de Dezóris que New goza de sua aposentadoria de um cargo público.
  
-E é para encontrar New que Noah e companhia pisaram em DezolisMas mesmo ao buscar por ele em Skure e nas outras cidades, nenhuma notícia sobre New surge. A única coisa que parece uma pista é um registro sobre uma caravana dezoliana protegida por mamutes. Lutz e seu grupo decidem ir perguntar eles sobre New.+Com o objetivo de encontrar NewNoah e companhia vão a DezórisO grupo busca por New em Skure e em outras cidades, mas não obtém qualquer notícia sobre New. A única pista é um registro sobre uma caravana dezoriana protegida por mamutes. Lutz e seu grupo decidem procurar caravana e interrogar seus integrantes a respeito de New.
  
  
 ===== Capítulo VII, parte 3: em busca de um novo amigo ===== ===== Capítulo VII, parte 3: em busca de um novo amigo =====
  
-Viajando pela íngreme cadeia montanhosa, a qual chegaram por conselhos de dezolianos mentirosos, Lutz e companhia continuam a procurar pela caravana. E proximo ao Altiplano Plateau, eles encontram um grupo de aspecto curioso.+Viajando pela íngreme cadeia montanhosa, a qual chegaram por conselhos de dezorianos mentirosos, Lutz e companhia continuam a procurar pela caravana. E proximo ao Altiplano Plateau, eles encontram um grupo de aspecto curioso.
  
 Eles exibem sintomas peculiares de quem sofreu lavagem cerebral, adorando à uma torre que se ergue bem alto sobre o centro do Altiplano Plateau, cravada no solo congelado. Eles exibem sintomas peculiares de quem sofreu lavagem cerebral, adorando à uma torre que se ergue bem alto sobre o centro do Altiplano Plateau, cravada no solo congelado.
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 Lendo a sinopse, nós acreditamos que a até agora não conhecida história de fundo de PSII pode ser compreendida. Quando você compara o projeto settei ao jogo, nem tanta coisa foi mudada da primeira versão até o produto final. Lendo a sinopse, nós acreditamos que a até agora não conhecida história de fundo de PSII pode ser compreendida. Quando você compara o projeto settei ao jogo, nem tanta coisa foi mudada da primeira versão até o produto final.
  
-As mudanças que realmente se destacam são o fato de Lutz ser o herói e, em termos de eventos, o incidente motabiano, que acabou sendo omitido, e também a reduzida significância de Dezolis na história e os fatos que se desenvolvem por lá. Por quê planos tão bem pensados foram alterados? E será que eventos do meio do jogo como os envolvendo Nei e Neifirst poderiam ter sido incluídos no jogo? Só o designer Chieko Aoki sabe essas respostas. Mas ele deixou a Sega, então esses mistérios permanecerão como mistérios. Mesmo assim, ouça a opinião do time de desenvolvimento nessa entrevista.+As mudanças que realmente se destacam são o fato de Lutz ser o herói e, em termos de eventos, o incidente motaviano, que acabou sendo omitido, e também a reduzida significância de Dezóris na história e os fatos que se desenvolvem por lá. Por quê planos tão bem pensados foram alterados? E será que eventos do meio do jogo como os envolvendo Nei e Neifirst poderiam ter sido incluídos no jogo? Só o designer Chieko Aoki sabe essas respostas. Mas ele deixou a Sega, então esses mistérios permanecerão como mistérios. Mesmo assim, ouça a opinião do time de desenvolvimento nessa entrevista.
  
 //Nota: Seguia-se uma entrevista sobre o PSII que ja conhecemos. Eu separei duas perguntas que são pertinentes ao nosso assunto e as coloquei abaixo.// //Nota: Seguia-se uma entrevista sobre o PSII que ja conhecemos. Eu separei duas perguntas que são pertinentes ao nosso assunto e as coloquei abaixo.//
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 **P:** Por quê a história mudou? **P:** Por quê a história mudou?
  
-**Yoshida:** Acho que a Aoki-San fez essas mudanças no mesmo instante em que o Lutz settei foi modificado. Havia ainda outra história - a primeira mesmo - na qual Lutz viajaria no tempo para ajudar Alisa de PSI. Mas a idéia de retornar e reescrever o passado não é muito bem-vista, e acho que foi nesse ponto que Aoki-San decidiu fazer mudanças drásticas na história. E acho que por isso o cenário do jogo mudou. Me lembro que foi então que eventos como a situação motabiana foram excluídos.+**Yoshida:** Acho que a Aoki-San fez essas mudanças no mesmo instante em que o Lutz settei foi modificado. Havia ainda outra história - a primeira mesmo - na qual Lutz viajaria no tempo para ajudar Alisa de PSI. Mas a idéia de retornar e reescrever o passado não é muito bem-vista, e acho que foi nesse ponto que Aoki-San decidiu fazer mudanças drásticas na história. E acho que por isso o cenário do jogo mudou. Me lembro que foi então que eventos como a situação motaviana foram excluídos.
  
 //A tradução para o inglês desse texto, realizada por Rebecca Capowski pode ser encontrada em http://home.att.net/~RACapowski/PS/comtrans.htm // //A tradução para o inglês desse texto, realizada por Rebecca Capowski pode ser encontrada em http://home.att.net/~RACapowski/PS/comtrans.htm //
diversos/reportagens/reportagem_002.1391426828.txt.gz · Última modificação: 2014/02/03 03:27 por orakio