A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:alem_de_algol:historias:estranhos_que_conhecemos:estranhos_003

Os estranhos que conhecemos - Parte III

Autora: Neilast
Tradutor: Orakio Rob

No corredor, Mium perguntou a Azur, “Percebi que seu primeiro nome e o de sua irmã estão em Palmiano Antigo”.

“Sim, você está certa”, disse Azur. “É Palmalatino, para ser exata. É a única língua morta de Palma do período BW da qual ainda possuímos registros”.

“É mesmo? Que pena”, disse Mium. “Algumas das velhas línguas eram lindas. Eu mantenho registros completos delas. Eu poderia compartilha-los com seu Departamento se você quiser”.

“Isso seria maravilhoso!” Azur exclamou enquanto as duas alcançavam outra rampa que levava para cima, rumo ao Departamento de Pesquisas. “Nosso pai é um historiador. Ele ficará fascinado com os dados que você proverá”.

“Imaginei que ele seria um historiador”, Mium disse enquanto elas emergiam da rampa dois andares acima de sua antiga localização. “Apenas um historiador daria às suas filhas os nomes dah leea, 'beleza noturna', e azhu ra, “lua azul”.

“São nomes incomuns, mas combinam conosco, especialmente comigo”, disse Azur, passando os dedos entre seu cabelo cor de safira

“O que pesquisaremos, exatamente?” Mium questionou.

“Oh, você não irá pesquisar, Mium. Nós é que pesquisaremos você. Os registros do clima e da geografia palmiana são tão antigos, e incompletos também… Você preencherá as lacunas”.

“Muito bem”, disse Mium. “Mal posso esperar para começar!”

* * *

Erol fez-se necessário no Climatrol, deixando Dahl livre quase uma hora antes do jantar combinado, desde que não ocorresse nada de importante. Ela decidiu logar-se aos vastos bancos de dados de Filho e aprender um pouco mais a respeito de Mium e do mundo do qual ela veio.

“Saudações, Dra. Mallos”, soou a suave voz de Filho enquanto Dahl logava-se ao sistema. “Como se sente nesta tarde?”

“Oh, estou bem, Filho. Quero fazer uma pesquisa sobre andróides modelo-Mieu”.

“Ah, sim, o modelo-Mieu que acaba de chegar a Palma II é muito antigo, não é mesmo?”

“É sim. Três mil e doze anos de idade, acho que foi o que ela disse”.

“Isso faria dela um dos últimos modelos-Mieu”, Disse filho pensativo. “Havia dez séries de modelos-Mieu, a primeira foi produzida em AW 1251. Eram primariamente andróides de combate usados para a manutenção da lei, e então, posteriormente, na caçada a bio-monstros. Estranhamente, os modelos-Mieu nunca deixaram Palma, enquanto os modelos-Wren, modelos-Demi, modelos-Polezi e outros tornaram-se comuns por todo Algol antes do Grande Colapso”.

“Para que foram designados os últimos modelos-Mieu?” Dahl perguntou.

“Da série I à série VI, todos eram modelos de combate”, Filho respondeu. “A partir da série VII, as funções dos modelos-Mieu foram expandidas. Muitos foram utilizados para monitorar e manter o delicado controle climático de Cérebro-Mãe e a produção de formas de vida em Palma, assim como em Mota e Dezo, ainda que estes andróides nunca tenham deixado seu mundo natal”.

“Como Mium”, Dahl sussurrou.

“Correto, pelo que eu entendi”.

“Filho, todos os modelos de andróides receberam nomes em homenagem a alguém, correto?”

“Correto. Modelos-Wren foram nomeados em homenagem a Alec Wrener, o inventor do cérebro andróide positrônico, que assumiu o lugar dos cérebros simples utilizados nos robotcops que eram a IA pre-andróide predominante. Os modelos-Demi foram nomeados em homenagem a Demi Hernandez, o inventor dos primeiros andróides com capacidades empáticas, que foram, consequentemente, os modelos-Demi. Os modelos-Polezi –”

“Mas e quanto aos modelos-Mieu?” Dahl exclamou impacientemente.

“Os modelos-Mieu foram nomeados em homenagem a Mieullen Dern, uma general Scioniana da Grande Guerra Palmiana”.

“A o quê? Perdoe-me, Filho. Não sou uma historiadora, como Azur. Você tem que ser mais… claro comigo”.

“Certo. Parte de minhas funções incluem uma livraria. A grande Guerra Palmiana foi um conflito brutal que dizimou boa parte do velho Palma. Começou em BW 23 e durou até AW 0. O novo calendário AW teve início em memória ao fim da guerra. Após a guerra, um renascimento inigualado na história algoliana ocorreu em Palma. Foi durante o renascimento cultural que o título de Rei de Palma, posteriormente Rei de Algol, foi instituído. As viagens espaciais também se originaram nessa época. Foram bem sucedida pela primeira vez em AW 84…”

“Sim, por favor conte mais sobre essa… Mieu Dern?”

“Mieullen Dern parece ter nascido em Scion por volta de BW 51. Note que o velho Palma era dividido em nações-estado antes da guerra. A Grande Guerra Palmiana começou como uma disputa de fronteiras entre Scion, terra natal de Mieullen, e o país vizinho de Camnilot, a mais bela nação-estado palmiana. Mieullen Dern se alistou no exército Scioniano pouco depois do início da guerra e rapidamente subiu ao posto de general. Ela liderou o ataque Scion-Eppiano a cidade camnilotiana de Parolit em BW 11, onde morreu em combate”.

“Mas por quê os modelos-Mieu foram nomeados em homenagem a uma figura histórica tão obscura, da história antiga? Os andróides sempre foram nomeados em honra aqueles que os criaram ou aperfeiçoaram… por quê foi diferente com os modelos-Mieu?”

Um bip. “Isso eu não sei. Acredita-se, entretanto, que os modelos-Mieu foram criados para se assemelharem fisicamente a Mieullen Dern. Fotografias suas ainda existiam na era pré-colapso.” Um bip. “Temo que este seja o fim de meus dados a respeito dos modelos-Mieu”.

“Filho…?”

“Sim, Dra. Mallos?”

“Quem desenvolveu os primeiros modelos-Mieu?”

Um bip. “Essa informação não consta de meus registros. Talvez você deva consultar Mieu Mium sobre essa questão”.

Silêncio.

“Isso leva a uma pergunta, Dra. Mallos. Por quê você simplesmente não perguntou a Mieu Mium, sobre tudo isso ao invés de me consultar, sabendo que meu banco de dados provavelmente não conteria toda a informação que desejava?”

Uma pausa. “Tenho trabalho a fazer, Filho. Conversaremos depois”.

“Como preferir, Dra. Mallos. Tenha uma boa tarde”.

Outro Bip.

* * *

Já anoitecia. A estrela Algol estava parcialmente escondida pelas ondas do ainda não batizado mar a oeste dos laboratórios. Dahl estava sentada no topo da mesma colina na qual ela e Erol estiveram pela manhã, e ela estava de costas para a mesma árvore, mas desta vez ela estava voltada para a direção oposta. Ela ouviu um ruído e soube que alguém havia ganho a superfície através da rampa. Dahl olhou por sobre seus ombros e viu Erol aproximar-se.

“Me desculpe”, ele disse. “Azur me disse que você está esperando há meia hora. E depois do que aconteceu esta manhã, aquilo de pensar você tinha esquecido, eu… me desculpe, Dahl, por ter perdido o jantar”.

Dahl olhou nos olhos de Erol por um longo momento. Ele sentia tanto. Erol não seria capaz de mentir nem para salvar sua vida, então Dahl sabia que a emoção escrita na face dele não era fingida. Além disso, a relação deles evoluiu ao ponto em que Dahl poderia jurar sentir a alma de Erol. Ela o abraçou, mais forte do que nunca.

“Oh, Erol, está tudo bem. Não que eu não estivesse desapontada por não lhe ver, mas… não é por isso que estou aqui”.

Erol recuou seu rosto para poder encarar Dahl mais facilmente. “Então? Algo aconteceu?”

Dahl pegou a mão de Erol, e os dois se sentaram próximos um do outro enquanto observavam Algol mergulhar no oceano pueril.

“Não. Não exatamente. É Mieu”.

Erol se surpreendeu. “O que tem ela?”

“Ela é 'aquilo', e não 'ela'”.

“Uau, Dahl, essa foi forte. Mium me disse que os modelos-Mieu são andróides com capacidades empáticas. Eles tem sentimentos”. Erol acrescentou mais discretamente, “Eles não são…”

Dahl encarou Erol. Ela estava com raiva, mas não dele. “Não são o quê? Como Wren? Era isso o que você ia dizer?”

Erol escondeu o rosto, voltando o olhar novamente para o mar.

Dahl pôs a cabeça no ombro dele. “Agora é minha vez de pedir desculpas. Me desculpe, Erol. Mas existem coisas sobre as quais eu não gosto de falar, e o que aconteceu com… Wren é uma delas. E agora tem outras coisas, coisas que não se encaixam”.

“Sobre Mium?” perguntou Erol.

“Não necessariamente Mium apenas. Dei uma vasculhada na história dos modelos-Mieu com Filho depois que você retornou ao Climatrol esta tarde. Você sabia que boa parte da história deles desapareceu? Quero dizer, não pude sequer descobrir quem os criou!”

“Bem, isso é estranho…”

“E sabe do que mais? Eles não foram batizados em honra a seu criador. Foram nomeados em homenagem a Mieullen-não-sei-o-quê, uma general Palmiana de milhares e milhares de anos atrás!”

“Como?” Erol estava perplexo. “Mas por quê?”

“Eu não sei! Filho disse que os dados não constam de seus bancos de dados, e ele está em rede com Filha, e você sabe o tipo de dados que ela armazena…”

“Ela esteve aqui desde antes do colapso. Ela sabe tudo. Tudo o que veio antes e tudo o que veio depois”.

“Certo. Então se Filha não sabe…”

“Isso significa que os dados foram propositalmente apagados da rede de dados”.

“Impossível”, disse Dahl. “Apenas três pessoas tem acesso ao armazenamento de dados. Uma é o Governador de Algol no Controle Algoliano, em Mota. Outra é o bispo da Fé em Dezo. E a terceira…”

“É você”, Erol sussurrou.

“Certo. O que me leva a acreditar que ninguém jamais acessou os dados sobre as origens do modelo-Mieu”.

“Mas quem poderia te-los ocultado? E por quê?”

Dahl estremeceu. “Eu não sei… Mas pretendo descobrir!”

O original em inglês desse texto pode ser encontrado em http://users.skynet.be/fa258499/beyondalgo/story/tswk/tswk3.html

fanworks/alem_de_algol/historias/estranhos_que_conhecemos/estranhos_003.txt · Última modificação: 2009/01/15 14:35 por orakio

Ferramentas da página