A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:teorias:teoria_mike_004

A data de Phantasy Star 2

Autor: Mike Ripplinger
Tradutor: Orakio Rob

Esta teoria é compatível com o Phantasy Star Ultimate (que você confere aqui mesmo, na Gazeta).

Nos é apresentada, no jogo, uma data muito exata para Phantasy Star I: Século Espacial 342. Da mesma forma, Phantasy Star IV nos apresenta uma data exata, também: AW 2284. Mas quando se trata de datar Phantasy Star II, as coisas ficam um pouco mais complexas.

Numerosas referências dos jogos nos permitem enquadrar PSII em aproximadamente 1000 anos após PSI e aproximadamente 1000 anos antes de PSIV. Mais adiante, há uma referência em PSIV que, aparentemente, nos proveria uma data exata para PSII. Ao atingir os destroços da nave-mundo que caiu em Motávia há seis meses atrás, Rika diz, “Parma, o primeiro planeta do sistema solar Algo, foi destruído em AW 1284 quando o satélite artificial, Gaira, colidiu com ele…”

Isso poderia indicar um espaço de exatos 1000 anos entre PSII e PSIV. No entanto, três fatos dos jogos me convenceram de que a data exata de PSII é AW1286, e não AW 1284.

Fato Um: O Lacre Dimensional

O diálogo de Le Roof em PSIV explica o conceito do lacre dimensional que aprisiona a Treva Profunda: “…Haviam flutuações de poder no lacre. Uma vez a cada mil anos, seu poder diminuía drasticamente.” Em outro diálogo, Le Roof estabelece que “o lacre” é “um gigantesco lacre de três planetas e uma estrela fixa…” Se flutuações na força do lacre fazem seu poder diminuir a cada 1000 anos, então a completa perda de Palma em PSII não afetaria ainda mais drasticamente a força do lacre? Se o lacre, quando completamente normal (ou seja, quando a estrela Algo e os três planetas estavam intactos), tem flutuações de poder a cada 1000 anos, será que a perda de uma porção tão significativa do lacre não faria com que essas flutuações fossem ainda maiores – ou para ser mais preciso, acontecerem mais cedo? Um espaço de menos de 1000 anos entre PSII e PSIV parece apropriado e lógico.

Fato Dois: A Idade de Wren

Na época de PSIV, Wren tem 998 anos de idade. PSIV também estabelece que a perda de Mãe-Cérebro e a subsequente colisão de um fragmento de Palma em Motavia ocasionou uma enorme perda de tecnologia que viria a ser conhecida como O Grande Colapso. Ainda que eu certamente acredite que alguma tecnologia tenha sobrevivido e sido restaurada em Motavia durante o espaço entre a perda de Mãe-Cérebro e o impacto do fragmento de Palma – e embora eu acredite que a cultura palmiana em Motavia teria sido capaz de criar andróides tipo-Wren durante esse período – me parecce que teria sido um desperdício de tempo, esforço e materiais preciosos. A única idéia que faz sentido para mim é a de que Wren foi criado antes da destruição de Mãe-Cérebro, e que, baseada em sua idade de 998 anos, colocaria PSII em 998 anos antes de PSIV, na data de AW 1286.

Fato Três: A Gravação do Laboratório de Bio-Sistemas

Quando a mulher da livraria da Torre Central mostra a Rolf e seus amigos a análise da gravação dos dados do Laboratório de Bio-Sistemas, ela diz, “Por favor olhe para esse gráfico. Ele mostra a quantidade de energia consumida nos últimos anos.”

Sabendo que o gráfico contém dados dos “últimos anos,” e considerando que ele contém a data de AW 1285, a data de PSII apareceria claramente como posterior a AW 1285 – como minha data sugerida de AW 1286.

Conclusão

Para fins de registro, gostaria de esclarecer que minha data de AW 1286 para PSII não é de forma alguma um fato. As falas de Rika em PSIV (“Parma, o primeiro planeta do sistema Algo, foi destruído em AW 1284…”) impede que minha data seja mais do que apenas teórica. No entanto, o gráfico dos dados do laboratório de Bio-Sistemas impede que a data fornecida por Rika também seja algo além de teoria. O jogo nos dá duas possibilidades, e ambas igualmente válidas, para datas de PSII. É dever de cada jogador decidir qual delas prefere.

fanworks/teorias/teoria_mike_004.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1

Ferramentas da página