A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:teorias:teoria_neilast_004
no way to compare when less than two revisions

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.


Revisão anterior
fanworks:teorias:teoria_neilast_004 [2009/01/13 11:58] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 +====== A inversão dezoriana  ======
  
 +**Autora:** Neilast
 +**Tradutor:** [[orakio@gazetadealgol.com.br|Orakio Rob]]
 +
 +Você já comparou os mapas de Dezóris de Phantasy Star, Phantasy Star II, e Phantasy Star IV? Se comparou, sabe que a geografia Dezoriana mudou muito pouco no curso dos mil anos que separam o segundo e o quarto jogo da série.
 +
 +No entanto, quando esses mapas são comparados ao mapa de Phantasy Star I, é difícil de acreditar que os mapas são do mesmo planeta. Apesar de muitas das locações permanecerm as mesmas, elas parecem estar em lugares diferentes em relação às outras.
 +
 +Aqui está uma representação textual do mapa de Dezóris de Phantasy Star I.
 +
 +  
 +  ^        ^ GUARON ^^
 +    CORONA     ^^^
 +  ^        ^   ^^^
 +  ^    ^^^
 +                TOWN ^
 +            ^^
 +      
 +       ^^^
 +  ^           ^ SKURE 
 +    ALTIPLANO  ^       ^^^
 +  ^             ^^
 +  
 +
 +No entanto, como no jogo o mapa é "atado" (ou seja, você pode chegar a leste indo para oeste), uma descrição mais exata seria como a que se vê abaixo.
 +
 +  
 +  ^         ^ GUARON ^        
 +    CORONA      ^  CORONA  ^^^
 +  ^                   ^^
 +  ^    ^^^
 +   TOWN               TOWN ^^^
 +            ^^
 +      
 +  ^          ^
 +   SKURE            ^ SKURE ^^
 +  ^         ALTIPLANO  ^       ^^^
 +  ^               
 +  
 +
 +Já que um mapa com localizações duplicadas como esse pode ser difícil de entender, a chave para traduzir a geografia Dezoriana de PS1 para a geografia Dezoriana de PS2/PS4 reside em apagar as duplicatas "certas." Uma edição diferente deste acima resulta em um mapa como o que se vê abaixo.
 +
 +  
 +  ^ GUARON ^        ^^
 +  ^    CORONA  ^
 +  ^           
 +  ^    ^^^
 +                TOWN ^
 +            ^^
 +      
 +       ^^^
 +  ^           ^ SKURE 
 +    ALTIPLANO  ^       ^^^
 +  ^             ^^
 +  
 +
 +Agora, se esse mapa for virado de lado para que o norte se volte para o leste, o resultado seria um mapa no qual as locações seriam distribuídas assim.
 +
 +  ................................................
 +  .......................................GUARON...
 +  ................................................
 +  ................................................
 +  ..ALTIPLANO.....................................
 +  ................................................
 +  .........SKURE.......TOWN.......CORONA..........
 +  ................................................
 +
 +Esse posicionamento é muito similar ao dos lugares de Phantasy Star II e Phantasy Star IV. Os mapas de Dezóris de ambos os jogos parecem muito com os vistos abaixo. Note que os nomes de algumas locações mudaram entre PS1 e PS2/PS4: Altiplano para Altiplatin, Corona para Gumbious, e a cidade de acordo com essa teoria, seria Ryuon. Isso é reforçado pelo fato de que a cidade Dezoriana mostrada em Phantasy Star I é divida nas metades leste e oeste, assim como Ryuon em Phantasy Star II.
 +
 +  ................................................
 +  ................................................
 +  ..........................GUARON................
 +  ................................................
 +  ..ALTIPLANO.....................................
 +  ..............SKURE.............................
 +  ......................TOWN.......CORONA.........
 +  ................................................
 +
 +Mas como Dezóris "inverteu-se" de maneira a resultar numa mudança tão drástica dos pólos do planeta?
 +
 +No manual de Phantasy Star I, diz-se que a ordem dos planetas em relação a Algol é Motávia, Palma e Dezóris. No entanto, em Phantasy Star II e Phantasy Star IV, dizem que a ordem dos planetas é Palma, Motávia e Dezóris. Como os planetas trocaram de ordem?
 +
 +No Phantasy Star japonês, houve um grande desastre por volta de AW 800. O grande desastre ocorreu quando os componentes do sistema Algol se alinharam de tal maneira que a gravidade entre eles foi afetada de uma maneira estranha e inexplicada. Isso fez com que Palma e Motávia trocassem de órbita.
 +
 +Não é natural que tamanha calamidade tenha tido um profundo efeito em Dezóris? Dizer que Dezóris foi afetado (de maneira similar ao planeta Urano) por esse desastre é uma forma plausível de explicar como a "inversão Dezoriana" pode ter ocorrido.
 +
 +Você deve estar se perguntando, "mas não podemos simplesmente atribuir a aparente inversão Dezoriana a uma mudança no 'ângulo da câmera,' ou algo assim?" A resposta, na verdade, é um sonoro "Não!"
 +
 +No PS1, um dos residentes de Ryuon diz, "A Torre Corona fica próxima a montanha ao norte desta vila."
 +
 +Agora, se nenhuma inversão ocorreu, isso significaria que, em PS4, o Templo de Raja estaria a sudeste de Ryuon. No entanto, em PS4, um Dezoriano em Ryuon diz, "No templo ao sul, há um virtuoso e maravilhoso sacerdote chamado Raja." Sul? O que houve com o Sudeste?
 +
 +Além disso, outro Dezoriano de Ryuon em PS4 diz, "Existem muitas cidades Palmianas em Dezóris e a cidade de Tyler a noroeste é uma delas." Noroeste? Mas se estamos lidando com uma mudança no ângulo da câmera, Tyler deveria estar a Sudoeste ou Oeste!
 +
 +Minha opinião é a de que, a não ser que todos os Dezorianos estejam informando direções completamente erradas, Dezóris se inverteu. E ninguém pode dizer que a Ryuon de PS2/PS4 mudou sua posição em relação a Tyler e ao templo de Raja, porque como os mapas vistos acima provam, Ryuon está na mesma posição que ocupava em PS1, aproximadamente, se não exatamente. 
fanworks/teorias/teoria_neilast_004.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1