A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:teorias:teoria_neilast_005
no way to compare when less than two revisions

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.


Revisão anterior
fanworks:teorias:teoria_neilast_005 [2009/01/13 11:58] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 +====== Orakianos e o uso de técnicas ======
  
 +**Autora:** Neilast
 +**Tradutor:** [[orakio@gazetadealgol.com.br|Orakio Rob]]
 +
 +Nenhum dos personagens que são Orakianos puros em Phantasy Star III podem usar técnicas, e o manual de instruções confirma que técnicas são usadas apenas por Layanos, e por ciborgues também. Existem, no entanto, muitas razões para se questionar o fato de que Orakianos não podem usar técnicas.
 +
 +Primeiro, existem lojas de distribuição de técnicas em todas as cidades Orakianas exceto por Satera. Se os Orakianos não podem usar técnicas, então como as lojas de distribuição de técnicas permanecem em atividade? Não existe nenhum indício de que haja qualquer outro tipo de negócio ocorrendo nessas lojas além da destribuição de técnicas, logo essa alternativa é inválida. Também não se pode dizer que as lojas permanecem abertas por causa dos ciborgues, porque em alguns lugares ciborgues são excepcionalmente raros. Um exemplo é o domo de Landen durante a primeira geração. Sabemos que outros ciborgues além de Mieu devem ter existido neste domo porque o capitão do navio em Rysel diz que nunca navega sem um ciborgue a bordo. No entanto, nenhum outro ciborgue além de Mieu é visto no domo durante a primeira geração. Está claro que ciborgues são muito raros. Essa idéia é reforçada pelo fato de que o homem em Ilan que quer usar o navio do capitão não tem idéia de onde encontrar um ciborgue. Se Ciborgues fossem ao menos um pouco comuns, o homem não teria sequer uma idéia de onde procurar? Obviamente, ciborgues não podem ser os únicos responsáveis por manter as lojas de distribuição de técnicas abertas.
 +
 +E mais importante ainda, cada cidade do jogo com exceção de Satera abriga um curandeiro que pode reviver aqueles que perderam todo o seu HP. Só existem duas formas de reviver um aliado morto. São elas: com a técnica Rever e com o item Moon Dew. Moon Dew só está disponível nas cidades Layanas de Cille e Shusoran no domo de Aquatica, e bem mais para frente no labirinto de Skyhaven, logo obviamente os curandeiros de Landen não tem acesso a isso. A única possibilidade que sobra é a de que os curandeiros Orakianos revivem os mortos por meio da técnica Rever.
 +
 +É comum o pensamento de que alguma pessoa em alguma parte do jogo diz que em Phantasy Star III os Layanos usam técnicas e os Orakianos não, mas isso não é verdade. É dito por um Orakiano durante a jornada de Rhis que Layanos tem poderes estranhos, mas isso não pode se referir ao uso de técnicas. Por quê? Porque existem lojas de distribuição de técnicas em todas as cidades Alisianas com exceção de Satera, logo, os Orakianos sabem e o que são e estão familiarizados com as técnicas. E, claro, todos os curandeiros Orakianos usam técnicas.
 +
 +Ainda há mais uma evidência. O manual de instruções lista todos os tipos de arma e armadura que podem ser encontrados no jogo e diz que apenas um tipo de pessoa (homens Orakianos, mulheres Layanas, ciborgues, etc...) podem usar cada um deles. Por exemplo, o manual diz que "mulheres Layanas usam Slicers para atacar seus inimigos." No entanto, sabemos graças a Lune que os slicers não são de uso exclusivo das mulheres Layanas, já que as Lune usa um slicer e é um homem Layano. De forma similar, se apenas ciborgues Orakianos podem usar pistolas, como diz o manual, por quê algumas ds pistolas mais poderosas são vendidas em cidades exclusivamente Layanas em domos quase completamente (ou talvez completamente) Layanos?
 +
 +A resposta é que as orientações dadas no manual se aplicam apenas aos personagens controlados pelo jogador. Isso fica óbvio com os exemplos dados acima. Então, deduz-se que quando o manual diz que apenas Layanos e ciborgues podem usar técnicas, ele se refere apenas aos personagens que o jogador pode controlar.
 +
 +Também deve-se notar que o manual de instruções diz que as técnicas são usadas apenas por ciborgues e descendentes de Laya. Obviamente, nem todos os Layanos são descendentes da própria Laya. Na verdade, parece que Laya nem teve filhos. Isso ajuda a pôr em dúvida a interpretação literal do que o manual diz.
 +
 +Não me entendam mal. Não estou tentando dizer que o uso de técnicas entre os Orakianos é tão comum quanto entre os Layanos, nem que eu acredite que os Orakianos que usam técnicas sejam especialmente habilidosos na arte. Mas acredito que seja inegável que alguns Orakianos possam usar técnicas.
fanworks/teorias/teoria_neilast_005.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1