A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:teorias:teoria_neilast_006

Porquê a escuridão profunda é mesmo má

Autora: Neilast
Tradutor: Orakio Rob

Eu já ouvi muitas pessoas dizerem, “Bem, nós não sabemos mesmo se a Escuridão Profunda era má. Talvez ela fosse apenas uma vítima inocente da crueldade da Grande Luz ou algo desse tipo.” Quanto a isso, só posso dizer uma coisa - POR FAVOR. A Escuridão Profunda é má. E esse fato não tem necessariamente a ver com o fato de a Grande Luz ser boa ou má.

Considere isso: um ser que é bom não destruiria planetas inteiros nem mataria incontáveis inocentes para seu benefício próprio. A maioria dos seres de moral neutra provavelmente não faria isso tambem, devido ao incrível sentimento de culpa e remorso que os consumiria. Então, ainda que a Escuridão Profunda tenha sido tratada de maneira terrivelmente cruel e injusta pela Grande Luz, se ela realmente fôsse boa ela não se empenharia século após século em tentar eliminar o maior numero de pessoas inocentes possível. Se a Escuridão Profunda fosse mesmo boa, se conformaria com seu destino antes de começar a massacrar pessoas inocentes que não não tem culpa de ocupar o Sistema Algol. Destruir pessoas inocentes para seu benefício próprio é maldade, não é? Não dá pra discutir sobre a bondade ou a maldade de um ser quando todas as suas ações claramente demonstram uma incrível maldade!

Considere, ainda, o fato de que Dark Force, que é uma manifestação da essência da Escuridão Profunda, se alimente de emoções negativas como dor, raiva e mágoa. Como tudo isso pode vir de alguma coisa boa? Dizer que a bondade poderia produzir um Dark Force é como dizer que você poderia obter um filé de uma maçã.

Quanto à Grande Luz, Eu não estou dizendo que ela é necessariamente um ser completamente bondoso, apesar de de pessoalmente eu acreditar nisso (Já que ela é o oposto da completamente maléfica Escuridão Profunda). Mas ao olhar para as ações que a Escuridão Profunda escolheu tomar, não se pode negar que a Escuridão Profunda era um ser malvado, cruel, terrível, enganador, egoísta e diabólico. Não há nada de bom nela.

Se alguém estiver disposto apenas a admitir que o bem e o mal existem, essa pessoa não pode negar que, ainda que não possamos determinar necessariamente o nível de bondade da Grande Luz, não podemos deixar de ver o fato de que a Escuridão Profunda era puramente má.

Gostaria de encerrar com algumas palavras em defesa da Grande Luz. Muitas pessoas dizem, “O quão boa a Grande Luz pode ser quando abandonou todos aqueles pobres algolianos para serem mortos por Dark Force?” A pergunta que faço a essas pessoas é, “O que diabos a Grande Luz deveria fazer?” A Grande Luz e a Escuridão Profunda devem ter pensado que uma derrotar a outra era muito importante, do contrário não teriam lutado da forma que lutaram. Então, se a Grande Luz fôsse capaz de derrotar a Escuridão Profunda de forma mais completa do que derrotou, você não acha que ela o teria feito? Se a Grande Luz pudesse ser capaz de causar mais danos à Escuridão Profunda, você não acha que ela teria causado esses danos? É claro! O contrário não faz sentido!

Então, tendo feito tudo o que podia para manter a Escuridão Profunda sob controle, e não tendo mais absolutamente nada que pudesse fazer, por quê a Grande Luz não iria embora cuidar de outros assuntos? De que adiantaria ficar por Algol? Resposta: não adiantaria nada.

Não entendo porque as pessoas se esforçam tanto em vilanificar a Grande Luz enquanto canonizam a Escuridão Profunda. Talvez seja uma eventual hostilidade a qualquer tipo de moral objetiva, e talvez seja apenas uma falha em se lembrar de fatos que foram estabelecidos no jogo, e talvez possa ser um grande número de possibilidades combinadas. No entanto, os fatos do jogo, quando combinados à razão básica, deveriam deixar claro para todos que, sim, a Escuridão Profunda era má. Profundamente.

fanworks/teorias/teoria_neilast_006.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1

Ferramentas da página