A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:teorias:teoria_neilast_010
no way to compare when less than two revisions

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.


Revisão anterior
fanworks:teorias:teoria_neilast_010 [2009/01/13 11:58] (atual) – edição externa 127.0.0.1
Linha 1: Linha 1:
 +====== A Luz, a Escuridão e Deus ======
  
 +**Autora:** Neilast
 +**Tradutor:** [[orakio@gazetadealgol.com.br|Orakio Rob]]
 +
 +Você já notou que as igrejas em Phantasy Star são muito semelhantes em aparência às igrejas Cristãs, a despeito de quais espécies habitem as cidades nas quais as igrejas estão localizadas? As chances de múltiplas culturas de outra galáxia desenvolverem uma religião quase idêntica a que temos na Terra são enormemente remotas, de forma que as semelhanças não podem ser explicadas como coincidência. Será que a mais razoável das respostas não seria a de que o mesmo Deus foi responsável pela criação de ambas as religiões?
 +
 +Mesmo que a teoria não se aplique para a Terra e os mundos de Algol, ela poderia ser verdadeira ao menos para Palma e Dezóris. Os Palmianos e Dezorianos eram abertamente hostis uns com os outros até o Grande Colapso. Quase não havia contato entre as duas culturas. Logo, como poderia ser explicada a extrema semelhança em suas religiões exceto pela criação das duas ter vindo do mesmo Deus?
 +
 +Eu sempre acreditei que, apesar das diferenças entre todas as religiões da Terra, todas as pessoas estão adorando e rezando para o mesmo Deus. E se isso se aplica a todos na Terra, também deve se aplicar ao povo de Algol, certo?
 +
 +A seguir está a teoria do "Além de Algol" para a criação de Algol e suas três religiões irmãs. Com certeza ela é controversa, mas não deve ofender a ninguém. Se você não liga para essa teoria, então apenas a ignore. Ela serve apenas como um cenário extra e não é necessária para que se entenda ou aproveite as histórias do "Além de Algol."
 +
 +----
 +
 +No começo, havia apenas Deus, um ser que viria a ser chamado de muitas coisas, incluindo Deus de Algol, ou Le-Dei-De-Algol. Ele criou um universo cheio de vida. Ele também criou um plano espiritual e uma raça de seres para habitá-lo.
 +
 +Um dos seres que Deus criou estava mais próximo da perfeição do que todos os outros. Ele era o favorito de Deus. No entanto, o ser quase perfeito, ou Na-Mai-Paere, se tornou cada vez mais consciente de seu estado glorioso, e começou a achar que era melhor que Deus.
 +
 +Um conflito começou entre os seres que Deus criou. Ainda que a maioria dos seres tenha ficado do lado de seu criador, alguns se uniram a Na-Mai-Paere. Aqueles que traíram seu criador foram banidos para uma dimensão negra e vazia.
 +
 +Ao ver a ira divina, um e apenas um dos seres se arrependeu de verdade. Ele tentou alcançar Deus, e Deus o recebeu de braços abertos. Deus começou a puxar o espírito para casa. No entanto, Na-Mai-Paere se agarrou ao lado negro do coração do ser. Uma guerra titânica teve início, e o resultado foi a divsão do espírito em dois. Sua metade justa escapou da batalha, enquanto sua metade negra se uniu a Na-Mai-Praere nas profundezas escuras abaixo do universo.
 +
 +Quando a metade justa viu o que seu gêmeo negro havia se tornado, ela se encheu de tristeza. Essa tristeza se intensificou quando viu seu gêmeo sair pelo universo com ordens de Na-Mai-Praere para destruir mundos e corromper mais almas.
 +
 +O espírito se revoltou. Ele não tinha poderes para destruir seu gêmeo, já que ambos eram iguais em todos os pontos. Ele podia, no entanto, forçar seu gêmeo a retornar para as profundezas de onde viera. Então Deus, atendendo ao pedido do espírito heróico, criaria uma nova estrela para o universo e quatro planetas que a orbitariam. Esse sistema estelar, que foi chamado de Algol, foi posto na fronteira entre o universo e as outras regiões, lacrando-as.
 +
 +No entanto, Na-Mai-Praere não foi enganado tão facilmente. Ele percebeu que a cada mil anos, o lacre se enfraquecia. Ele deu ao gêmeo demoníaco o poder de enviar sua alma negra para além da junção rumo ao universo sempre que isso acontecesse. Essas emanações vieram a ser conhecidas como Elm-Falzi, ou Dark Forces.
 +
 +Em resposta a isso, Deus criou a vida nos três primeiros mundos. Essas três tribos sagradas se ergueriam todas as vezes que o lacre enfraquecesse e lutariam contra Elm-Falzi. Ainda que por vezes o preço fosse alto, os heróis que lutavam, que vieram a ser conhecidos como protetores, estavam divinamente destinados a ter sempre sucesso. E no quarto planeta, Deus colocou quatro espíritos que serviriam como guias para os protetores na hora em que mais precisassem.
 +
 +Com seu trabalho concluído, o espírito bondoso retornou ao plano espiritual onde Deus e seu amigos viviam. Esse espírito passou a ser conhecido pelos primeiros habitantes de Algol como Le-Gy-Legeon, ou a Grande Luz, enquanto seu temido gêmeo ficou conhecido como Le-Gy-Thoul, ou a Escuridão Profunda.
 +
 +----
 +
 +Essa história era conhecida em detalhes apenas pelas primeiras gerações de sentinelas Algolianas. Com o passar de milhares de anos, se tornou uma lenda e um artigo da fé. A fé sobreviveu de maneira independente em Palma, Motávia, e Dezóris, ainda que evoluisse de maneira diferente em cada planeta
 +
 +O hedonismo encorajado por Cérebro Mãe levou à morte da religião em Palma e Motávia. Ela se manteve apenas em uma pequena minoria de Dezorianos após o Grande Colapso, quando ela mais uma vez prosperou no gélido terceiro planeta.
 +
 +A volta dos Espers deu um grande impulso à fé crescente. Os Espers nunca se esqueceram de sua antiga religião Palmiana. Nos séculos que se seguiram ao colapso, essa religião e a religião Dezoriana sobreviveram e cresceram lado a lado.
 +
 +A volta das viagens espaciais implicou na volta da religião a Motávia, que há muito não a tinha. As diferentes fés mais ou menos se uniram ao longo de séculos de pacífica coexistência, já que se baseavam nas mesmas idéias e princípios. Na época do "Além de Algol," a fé algoliana era mais forte do que nunca. A religião finalmente passou a ser um fator de união, e não de separação. 
fanworks/teorias/teoria_neilast_010.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1