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"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

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Como jogar Phantasy Star IV

Em termos de jogabilidade, Phantasy Star IV é um RPG em estilo clássico, típico dos consoles de 16 bits de seu tempo.

Você começa controlando o herói Chaz, e conforme joga vai encontrando outros personagens que vão se unindo ao grupo. Até cinco personagens podem seguir viagem juntos, e em momentos específicos alguns personagens saem para que outros entrem, mas acabam voltando mais tarde.

Nas cidades, os heróis conversam com as pessoas para obter pistas necessárias para que a história avance.

Combate

Ao transitar por campo aberto ou pelos labirintos, os heróis são surpreendidos em momentos aleatórios por monstros, quando tem início uma batalha.

Através do menu, você seleciona as ações de cada personagem, um por um. O combate fica parado enquanto as ações são escolhidas, então não é preciso ter pressa. Só depois que todas as ações são escolhidas o turno de combate começa, com os heróis seguindo suas ordens e os vilões realizando suas próprias ações.

Depois que todos os personagens tiverem agido, o turno é concluído e o combate para novamente para que você escolha as ações do próximo turno. Essa sequência se repete até que um dos dois lados seja completamente exterminado, ou até que uma tentativa de fuga (uma das opções do menu) tenha êxito.

Vamos analisar o menu de combate… as opções iniciais são:

  • COMD: a opção padrão para a escolha de ações em batalha;
  • MACR: usa uma sequência de ações pré-gravada;
  • RUN: foge da batalha.

No começo do jogo, o lance é escolher COMD. Isso vai abrir um novo leque de cinco opções, todas representadas por ícones:

  • Ataque: ataca o inimigo com um ataque físico normal. Talvez seja necessário escolher qual monstro receberá o ataque. É a opção padrão;
  • Técnicas: usa uma das técnicas do personagem. Nem todos os personagens podem usar técnicas, e seu uso consome uma dada quantidade de TPs (pontos de técnica), que podem ser recuperados levando o grupo para descansar em uma hospedaria (inn). Há magias de ataque aos inimigos e apoio ao grupo;
  • Habilidades: habilidades são semelhantes a técnicas, também podendo atacar inimigos ou auxiliar seus amigos. Porém, cada habilidade pode ser usada um dado número de vezes (indicado ao lado do nome da habilidade), e portanto não há consumo de TP. Para recarregar o “estoque” de habilidades, basta descansar em uma hospedaria (inn);
  • Item: você escolhe um item para usar em batalha;
  • Defesa: reduz o dano recebido naquele turno, mas não ataca o inimigo.

A opção MACR permite armazenar sequências de ações. Isso é útil para o caso de você utilizar com frequência uma mesma sequência de comandos (exemplo: todos atacando e Rune usando uma certa magia de ataque). Basta gravar a sequência em uma macro e selecioná-la no menu sempre que precisar.

A opção RUN ativa uma tentativa de fugir da batalha, que pode ou não funcionar. Se não der certo, você será atacado durante um turno sem chance de defesa ou contra-ataque. Não é possível fugir dos chefes, que são os inimigos principais de seções específicas do jogo.

Ataques combinados

Se duas ou mais técnicas e habilidades específicas forem usadas em sequência, elas podem desencadear ataques especiais diferentes. A lista abaixo indica quais são as combinações possíveis. Note que é preciso ter um pouco de sorte, pois se um inimigo atacar entre uma ação e outra, o ataque combinado não sai.

Quando várias técnicas vêm listadas entre parênteses, isso indica que você pode escolher entre qualquer uma delas.

Black Hole
Combinando um poderoso campo gravitacional ao efeito NEGATIS, um buraco negro é formado e suga todos os inimigos da tela, causando morte instantânea a todos.

Sequência:
Negatis + (Gra,Gigra, Nagra)

A ordem não é importante
Blizzard
Um personagem cria uma série de blocos de gelo afiados, que giram dentro de múltiplos tornados, gerando uma tempestade de adagas de gelo. É uma combinação muito útil no início do jogo.

Sequências:
(Wat,Giwat, Nawat) + (Zan,Gizan, Nazan) ou
(Wat,Giwat, Nawat) + Hewn

A ordem não é importante
Circuit Break
Wren emite um pulso eletromagnético, ampliado pelo Tandle, capaz de destruir circuitos, causando a morte instantânea de todas as máquinas.

Sequência:
Hijammer + Tandle

A ordem não é importante
Conduct Thunder
Os inimigos são cobertos por água, usada para conduzir o efeito do raio do Tandle diretamente para cada um deles. É muito útil nos labirintos tecnológicos mais avançados.

Sequência:
(Wat,Giwat,Nawat) + Tandle

A ordem é importante
Destruction
Rika ergue um escudo para proteger o grupo, e os outros personagens combinam o poder se suas habilidades mais poderosas para criar uma explosão devastadora. Causa 999 de dano.

Sequência:
Deban + Megid + Legeon + Positron Bolt

A ordem é importante
Firestorm


Sequência:
(Zan,Gizan,Nazan) + (Foi,Gifoi,Nafoi) ou
(Foi,Gifoi,Nafoi) + Hewn ou
(Zan,Gizan,Nazan) + Flaeli ou
Flaeli + Hewn

A ordem não é importante


Sequência:


A ordem


Sequência:


A ordem


Sequência:


A ordem
  • Grand Cross: Crosscut + Efess (em qualquer ordem);
  • Holocaust: Savol + Diem (em qualquer ordem);
  • Lethal Image: Death + Illusion (nesta ordem);
  • Paladin Blow: Rayblade + Astral (em qualquer ordem);
  • Purify Light: Holyword + Efess (em qualquer ordem);
  • Shooting Star: Burst Rocket + (Foi,Gifoi,Nafoi), ou Burst Rocket + Flaeli (nesta ordem);
  • Silent Wave: Phonomezer + Airslash (em qualquer ordem);
  • Triblaster: Wat + Foi + Tsu (em qualquer ordem).

Para agilizar o uso de ataques combinados, você pode usar macros, gravando as sequências de habilidades e técnicas necessárias para o ataque combinado desejado.

jogos/ps4/como_jogar.1296906304.txt.gz · Última modificação: 2011/02/05 03:45 por orakio

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