A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:ps4:personagens

Personagens

Estes são os personagens principais de Phantasy Star IV. Algumas observações importantes:

  • O nome entre parênteses na ficha de cada personagem indica seu nome na versão japonesa do jogo;
  • Os números entre parênteses nas listas de técnicas e habilidades indicam o nível no qual os personagens aprendem as referidas técnicas/habilidades;
  • Seções marcadas com :!: indicam revelações sobre o enredo. Não leia se não quiser estragar a surpresa!

Os heróis

Chaz Ashley (ルディ・アシュレ, Rudy Ashleigh)
Chaz era um jovem deliquente que cometia pequenos furtos. Alys o tirou dessa vida e começou a treiná-lo para ser um hunter. Com isso, acaba se tornando o herói principal de Phantasy Star IV, apesar de ainda ser muito jovem e um tanto inconsequente.

É um bom personagem em ataque e defesa, o típico “pau para toda obra”.
Data de nascimento AW 2268 (16 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Earth, Crosscut (6), Airslash (13), Rayblade (27), Explode (35)
Técnicas (Techniques) Res, Tsu (4), Hinas (8), Ryuka (9), Anti (11), Zan (12), Rimpa (14), Gires (16), Githu (17), Brose (21), Gizan (23), Rever (25), Nathu (31), Nares (36), Nazan (37), Megid (aprende na Anger Tower de Rykros)
Spoiler :!: Ao fim da aventura, ele empunha a espada Elsydeon para vencer o mal de uma vez por todas, e parece emendar um romance com Rika.
Alys Brangwin (ライラ・ブラングウェン, Lyla/Ryre Brangwen)
Hunter experiente e durona. Vive em Aiedo, em Motávia, com seu aprendiz Chaz, e o jogo começa quando os dois vão cumprir uma missão em Piata. Também é conhecida como “a guerreira dos oito golpes”.

Tem um jeito meio esquentado, e um interesse bastante acentuado em dinheiro. O que não é de se admirar, já que é uma mercenária que vende seus serviços na associação dos caçadores de Aiedo.
Data de nascimento Mistério…
Habilidades (Skills) Vortex, Moonshade (10), Death (13)
Técnicas (Techniques) Foi, Shift, Saner, Zan (8), Gifoi (14), Gizan (18), Nafoi (22), Nazan(27)
Spoiler :!: Na tentativa de derrotar o vilão Zio, Alys é atingida por seu poderoso ataque, a onda de energia negra, e acaba morrendo em decorrência disso.
Hahn Mahlay (ハーン・マーレイ, Ran Mahrey)
Estudante da Academia de Piata, que parte para investigar o paradeiro de seu professor desaparecido, Holt. É um dos “alvos” de Alys no começo do jogo, sendo cobrado por ela a cada vez que uma missão precisava ser resolvida pelas mãos da caçadora. Possui uma noiva chamada Saya, que é professora na sua cidade natal, Krup.

Hahn possui habilidades mágicas relacionadas a cura e defesa, porém, é fraco para combate físico.
Data de nascimento AW 2260 (24 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Vision, Astral (29), Eliminate (30)
Técnicas (Techniques) Res, Gelun, Wat (3), Anti (6), Doran (7), Zan (9), Vol (10), Gires (11), Rimpa (12), Rimit (13), Giwat (16), Gizan (21), Nares (23), Nawat (28), Savol (33), Nazan (37)
Rune Walsh (スレイ・ウォルシュ, Thray Walsh)
Um mago enigmático e um dos últimos usuários da “mágica verdadeira” de Algol. Conhece Alys de algum lugar não explicado, e possui magias devastadoras. Porém, é fraco em combate físico.

Tem também uma forte personalidade e tira sarro de Chaz pelo fato dele ser ingênuo em alguns momentos.
Data de nascimento Mistério…
Habilidades (Skills) Flaeli, Hewn, Diem (24), Tandle (27), Efess (29), Negatis (32), Legeon (35)
Técnicas Arows, Foi, Hinas, Wat, Gra, Ryuka, Giwat (18), Gifoi (19), Seals (20), Rever (21), Gigra (23), Nafoi (25), Nawat (26), Nagra (30)
Spoiler :!: De tempos em tempos, um esper é escolhido para absorver as memórias de Noah, feiticeiro do primeiro jogo, a partir de uma esfera telepática. Rune é a quinta geração desses escolhidos, mas o grupo só descobre isso mais tarde.
Gryz (パイク, Pyke)
Um jovem guerreiro Motaviano que procura vingança contra Zio pela morte de seus pais e pela devastação de sua antiga cidade, Molcum. Vive no vilarejo de Tonoe com seu avô, Dorin, e sua irmã mais nova, Pana.

Sem magias e com poucas técnicas especiais, Gryz compensa em força bruta. Faz lembrar Odin do primeiro Phantasy Star, devido à postura de ataque e ao único armamento que pode usar, que é o machado.
Data de nascimento AW 2265 (19 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Crash, War Cry (14), Sweeping (25)
Técnicas (Techniques) Brose
Rika (ファル, Fal)
Rika é da raça numan, tendo sido criada pelo supercomputador Seed por meio de bioengenharia. Sua semelhança com Nei de Phantasy Star II não é acidental, já que foi criada com base no mesmo projeto.

Depois de viver confinada no complexo tecnológico de Birth Valley com Seed, Rika parte com Alys e companhia para combater o mal. Para isso, usa garras poderosas.
Data de nascimento AW 2283 (1 ano em PSIV)
Habilidades (Skills) Illusion, Double Slash (4), Eliminate (12), Disrupt (17)
Técnicas (Techniques) Res, Saner (8), Gires (13), Deban (14), Shift (19), Sar (20), Gisar (28), Nares (33), Nasar (40)
Spoiler :!: Ao fim da aventura, Rika parece dar início a um romance com Chaz.
Demi (フレナ, Freyna/Flena)
Uma garota androide criada por Wren para supervisionar o supercomputador Nurvus.

Mesmo sendo uma androide, Demi sempre é vista com um ar de muita bondade e pacifismo. Com potentes habilidades de cura e aparência frágil, Demi pode parecer uma personagem de pouca capacidade para combates, o que se revela apenas uma impressão equivocada. Suas habilidades se desenvolvem a partir de compartimentos cibernéticos que podem ser encontrados em complexos tecnológicos, tanto em Motávia, quanto em Dezóris. Não pode usar técnicas.
Data de nascimento AW 1960 (324 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Recover, Medic Pw, Spark, Stasisbm, Barrier, Phonon (encontrada no Plate Center, em Motávia)
Wren (フォーレン, Forren/Fallen)
Um Andróide que age como o supervisor de Zelan, computador central do sistema de suporte de Algol. Wren é um personagem com séculos de idade, embora possua a aparência de um homem adulto.

Mesmo que faça lembrar o personagem de mesmo nome encontrado em Phantasy Star III, não possui qualquer relação com ele. Dotado de grande sabedoria, Wren explica diversos eventos da história do jogo. Suas habilidades (assim como as de Demi) são desenvolvidas através de equipamentos cibernéticos encontrados em complexos tecnológicos. Não pode usar técnicas.
Data de nascimento 1286 AW (998 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Recover, Flare, Spark, Barrier, Burstrock (no Weapons Plant de Dezóris), Posibolt (no Vahal Fort de Motávia), Hijammer (no satélite Kuran)
Raja (ス・ラジャ, Su Raja)
Um dezoriano de sanidade mental duvidosa e conhecido pelo seu “exótico” senso de humor. Possui magias poderosas como as de Rune, mas com ênfase em efeitos, cura e defesa. Tem a aparência de um dezoriano clássico, com chapéu, sem pelos e de pele verde.

É um pouco superticioso, e suas piadas não agradam a muita gente. Felizmente suas técnicas e habilidades compensam esse pequeno “defeito”.
Data de nascimento 2199 AW (85 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Ataraxia, Miracle, Holyword, St. Fire, Blessing
Técnicas (Techniques) Res, Anti, Rimpa, Sar, Arows, Gires, Rever, Seals, Rimit, Nares (27), Gisar (28), Regen (31), Nasar (34)
Kyra Tierney (シェス・ティアニー, Shess Tierney)
Uma garota esper que trabalha para descobrir a causa de uma doença misteriosa que se espalha por Dezóris. Tem algumas habilidades que lembram as de Alys, mas com menos ênfase no físico e mais na magia.

É jovem e inteligente, e possui uma grande esperança de encontrar o reverendo Lutz (Noah), criador da ordem dos espers à qual ela pertence.
Data de nascimento 2266 AW (18 anos em PSIV)
Habilidades (Skills) Medice, Flaeli, Hewn, Telele, Warla (29), Bindwa (35), Tandle (39)
Técnicas (Techniques) Res, Anti, Rimpa, Gires, Foi, Gifoi, Gra, Gigra (30), Nafoi (33), Nares (36), Nagra (40)

Herói "temporário"

Seth Shizlabram (シアム・シズラブラム, Shiam Shizuabram)
Arqueólogo que o grupo encontra ao iniciar a exploração do Soldier's Temple. Ele pede para acompanhar os aventureiros durante a exploração, e Chaz aceita. Rune, por sua vez, fica um pouco desconfiado.

Sua passagem pelo grupo é bem breve, por isso não há muitas informações sobre ele. Não usa técnicas.
Data de nascimento Mistério…
Habilidades (Skills) Corrosion, Dthspell, Shadow, Mindblst
Spoiler :!: Seth é, na verdade, uma marionete de Dark Force, que se une ao grupo durante a exploração do Soldier's Temple para em seguida tentar roubar o aeroprisma.

Vilões

:!: :!: :!: ATENÇÃO :!: :!: :!:

A seção de vilões é um spoiler gigante! Só de olhar as fotos você já vai ter revelações sobre a trama!

Se não quiser estragar as surpresas do jogo, não siga adiante! E não diga que eu não avisei!

Continuando em

5…

4…

3…

2…

1…

Zio (Zio)
Zio surge inicialmente como o principal vilão do jogo. Envolvido com a aparição de monstros, destruição de vilas, morte de pessoas e a transformação de pessoas em Pedra, o grupo parte em seu encalço e acaba tendo várias surpresas.

Zio revela ser apenas uma marionete conforme o jogo avança, mas acaba sendo responsável pela comovente morte de Alys.
Lashiec (Reipard La Shiec)
O rei Lassic, vilão do primeiro Phantasy Star, volta dos mortos dois mil anos depois para atormentar Algol novamente. E volta com direito a castelo e tudo, orbitando o cinturão de asteroides formado pela destruição de Palma.

Desta vez, no entanto, Lashiec é apenas uma marionete putrefata da Profound Darkness (Escuridão Profunda), verdadeira vilã do jogo.
Dark Force, ou Força Negra (Dark Falz/Dark Phallus)
Mais uma vez Dark Force dá as caras em Phantasy Star. Desta vez, porém, ele aparece várias vezes, manifestando-se em formas diferentes, chegando a assumir forma humana (Seth).

Outra diferença é que Dark Force não é o último inimigo do jogo, sendo apenas uma manifestação física da verdadeira vilã, Profound Darkness (Escuridão Profunda).
Profound Darkness, ou Escuridão Profunda
Finalmente o jogador descobre a verdadeira força por trás de Dark Force: é a Escuridão Profunda, que a cada mil anos se aproveita de uma flutuação no poder do lacre dimensional que a aprisiona para se manifestar na forma de Dark Force

Ao fim do jogo, o grupo de heróis confronta a própria Escuridão Profunda, pondo um final definitivo à maldição que assola o sistema Algol.
jogos/ps4/personagens.txt · Última modificação: 2011/02/04 17:40 por orakio