A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:ps1deluxe:curiosidades

Phantasy Star Deluxe: curiosidades

Aqui estão algumas diferenças entre o Phantasy Star original e este remake, compiladas pelo usuário Albert Viudes Dick (vulgo “Lord Dracon), da Lista de Algol. ATENÇÃO: contém revelações sobre o enredo, não leia se não quiser estragar a surpresa!

  • O jogo é literalmente idêntico ao do Master System, salvo alguns mínimos detalhes. Mesmo os gráficos sendo diferentes, todos os mapas de cidades, planetas e labirintos são iguais ao do Master, o que não deve dar nenhuma dificuldade para jogar em chinês caso você saiba jogar o do Master de cabeça. Os monstros parecem dar o mesmo valor de EXP e MST. Até a passagem secreta na Caverna Maharu com as 2000 Mesetas está lá, no mesmo lugar.
  • Aquele mapinha dos labirintos que aparece no canto superior direito da tela deixou muiiiiiiiito fácil a navegação dos labirintos. Como eles são iguais ao do Master System, quem lembrar do caminho o uso do mapa será um verdadeiro fio de Ariadne.
  • Algumas animações estão ausentes nessa versão. Quando você compra o passe e vai para o Porto Espacial, não aparece a Alis indo naquela “esteira” (a personagem já surge direto na entrada). As viagens também não ocorrem. Quando você escolhe ir para Motavia, você já aparece do lado da nave no Porto Espacial de Motavia.
  • Algumas vezes parece que os ataques falham durante alguns monstros (aparece uma mensagem em chinês). Não sei dizer o que é. Pode ser que o monstro tenha defendido (o que me parece algo estranho pois dificilmente um Fishman irá defender um ataque com Espada de Cerâmica depois do NV 5).
  • O item “Lanterna” não existe no jogo. Da mesma maneira, também não existe a “Lampada Mágica”. O labirinto é “iluminado” automaticamente.
  • Os itens e armas vendidas nos Shoppings são fiéis ao original, tanto na localidade quanto nos preços. Por exemplo: Se você quer comprar a Espada de Titânium, só lembrar como é no Master System: Vá até o Shopping de Armas de Parolit e compre um item com o preço de 75 mesetas e depois equipe (segunda opção do menu).
  • Falando em Shopping, percebi a primeira desvantagem dessa versão do jogo. No Shopping de Artigos Usados não é mais possível vender!! Ele só pergunta se você quer comprar e as opções são “Sim” e “Não”. Tentei de todos os jeitos e não consegui entrar no que seria a opção de venda. Não sei se é possível vender itens nessa versão (estou dropando todos até agora). Prejú lascado!
  • A ordem do menu e janelas conforme você vai selecionando seguem o original. Mesmo em chinês é bem intuitivo para quem jogou o do Master System.
  • No menu de ataque, não existe a opção “Fala”. Somente “Ataque”, “Mágica”, “Item” e “Fuga”. Não há como conversar com os monstros, e não existem as magias “DICA” e “TELE”.
  • A velocidade do veículo, até onde percebi, é a mesma dos personagens. Então a única vantagem deles são as funções para que servem (Landrover para atravessar Ant-Lions, Hovercraft para atravessar a água e magma, e provavelmente o Cavador de Gelo para perfurar as montanhas… de gelo?).
  • A animação de ataque do personagem é a mesma com qualquer arma (um corte branco). Seja espada, machado, bumerangue; incluindo as de Lacônia; a animação é sempre a mesma. A única que muda são nas mágicas (a magia Fogo é uma sprite que parece uma labareda de chamas bem rápido e a magia Vento é um “furacão” indo até o monstro).
  • Existe algum bug no cálculo de ataque e defesa envolvendo a Alis e alguns monstros (só não sei se é bug do emulador ou da ROM). A ALIS no nível 22, equipada com a Espada de Lacônia, Armadura de Diamante e Escudo de Lacônia (DEF: 222), com 118 de HP, tomou apenas um hit do MAMMOTH e MORREU! Houve outra situação, também com o MAMMOTH, onde a ALIS nessas condições mas com HP 158, tomou apenas um hit do MAMMOTH e seu HP foi para 1 (157 de dano), uma proeza que nem mesmo o DARKFALZ foi capaz de fazer! Isso aconteceu com outros monstros também (percebi com o ROBOTCOP e o ANDROCOP) e somente com a ALIS. Esse não ocorre sempre (é de forma aleatória).
  • Chegando ao topo de Baya Malay e usando o Prisma o castelo do Lassic aparece instantaneamente, sem aquela animação que tinha no Master System. Ao dar a Noz de Laerma para o Myau, a ilustração segue normalmente, mas não vemos o Myau partindo - isso é ilustrado em uma imagem logo depois da imagem do Myau transformado - e não temos o Golden Dragon para enfrentar - após as imagens o grupo já aparece no Castelo do Lassic.
  • Lembram daquela casa no Castelo do Lassic que tinha uma SERPENT ? Pois é… na versão mobile o que tem nessa casa é aquela mocinha que fica próximo à mansão do governador em Paseo e que recupera todo seu grupo gratuitamente. Na minha opinião, isso facilitou ridicularmente a missão.
  • Existem alguns monstros diferentes em alguns andares do labirinto do castelo do Lassic (como um White Dragon no primeiro piso).
  • Após derrotar o Lassic, se você entrar de novo na sala dele, a sala muda de aparência.
  • Diferentemente da versão do Master System, não dá para sair do Castelo do Lassic dando novamente a Noz de Laerma para o Myau. Ou você usa a magia “VOA” da ALIS ou usa o Tapete.
  • O mapinha do labirinto deixa o jogo tão fácil que sem querer revela a “porta secreta” que leva ao DARKFALZ sem nem precisar ficar procurando. Você anda normalmente e ela já surge no mapa, te indicando a posição para virar.
  • Venci o DARKFALZ sem dificuldades no mesmo esquema do Master System. Logo em seguida o encerramento é semelhante, com o governador perguntando se você aceita o posto de rainha, com a imagem dos céus de Palma em seguida (que nessa versão não clareia), a foto dos personagens e uma imagem do grupo unido. Just it. Após isso o jogo volta para a tela de abertura. Não há labirinto de créditos.
jogos/ps1deluxe/curiosidades.txt · Última modificação: 2010/09/18 03:49 por orakio